Portugal apela em Bruxelas à aceleração de partilha de vacinas em África

19 de Novembro 2021

O Governo português apelou esta sexta-feira em Bruxelas a uma “aceleração de partilha de vacinas” contra a Covid-19, sobretudo no continente africano, sublinhando que está a fazer a sua “parte”, ao ter partilhado já cerca de dois milhões de vacinas.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, que representou Portugal num Conselho de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia (UE), indicou no final da reunião que um dos temas em agenda foi “um ponto da situação sobre a partilha de vacinas”, por ocasião do qual apelou a uma partilha mais célere de imunizantes a nível global.

Francisco André apontou que “Portugal saudou os esforços da ‘equipa Europa’ [UE e Estados-membros] e apelou à aceleração de partilha de vacinas, especialmente em África, enquanto região com as menores taxas de vacinação neste momento”.

“Nós estamos a fazer a nossa parte, já partilhámos cerca de dois milhões de vacinas”, sobretudo nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, “e este número vai aumentar, e aumentar bastante, durante as próximas semanas e durante os próximos meses”, completou.

Por seu lado, o alto representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, também reconheceu no final do Conselho que é necessário aumentar as contribuições para o mecanismo Covax para promover o acesso equitativo a vacinas contra a Covid-19 a preços acessíveis e assim garantir “uma imunização global”, destacando igualmente a necessidade de prestar apoio designadamente ao continente africano.

“Discutimos a questão do fosso de imunização crescente e chocante entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Em África ainda estamos nos 6% [da população vacinada}, enquanto na Europa estamos acima dos 70%, para dar um exemplo das grandes diferenças”, apontou Borrell.

Recordando as “promessas” feitas pela Europa, o chefe da diplomacia disse que “é mais do que altura” de as cumprir e “acelerar os esforços” no quadro da Covax, “sobretudo em África”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This