APEF organiza Encontro Internacional de Cuidados Paliativos em Doenças do Fígado

29 de Novembro 2021

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a organizar o Encontro Internacional de Cuidados Paliativos em Doenças do Fígado, que se vai realizar online a 3 e 4 de dezembro.

A iniciativa tem como objetivo a discussão desta temática com os profissionais de ambas as áreas, explica, em comunicado de imprensa, a APEF, que diz que os cuidados paliativos em doentes hepáticos são “uma necessidade não atendida”.

“Ainda falta fazer muita coisa no que respeita aos Cuidados Paliativos para doentes hepáticos”, segundo o presidente da APEF. “É preciso mudar mentalidades e formas de atuação em relação a estes doentes”, que, “por serem doentes crónicos, também precisam de Cuidados Paliativos”, continuou José Presa, que defende que “os hepatologistas devem incluir nas suas rotinas, quando se justifique, a referenciação para os Cuidados Paliativos”, “e os paliativistas devem aceitar sem reservas os doentes hepáticos”.

“É de referir o grande envolvimento da Sociedade Brasileira de Hepatologia e da Associação Espanhola para o Estudo do Fígado, Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e do GesPal da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar na promoção deste encontro, com o intuito de reunir os profissionais das áreas envolvidas dos vários países, a fim de abordar as diferentes temáticas no que aos Cuidados Paliativos nas doenças do fígado diz respeito. É preciso desenvolver a relação entre ambas as áreas, em benefício dos doentes hepáticos. Com certeza, será um momento muito enriquecedor e profícuo”, concluiu.

Pode consultar o programa e inscrever-se em https://apef.com.pt/events/palliative-care-meeting-liver-diseases/.

Hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação inadequada, sedentarismo, consumo de álcool e drogas, provocam a maioria dos casos de doenças hepáticas, por isso a sua prevenção está ao alcance da maioria das pessoas.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights