Casos associados à variante Ómicron em Portugal sobem para 37

7 de Dezembro 2021

O número de casos associados à variante Ómicron em Portugal subiu para 37, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que colocam a hipótese de circulação comunitária desta variante no país de uma forma residual.

Dados divulgados na sexta-feira no relatório conjunto do INSA e da Direção-Geral da Saúde “Linhas Vermelhas” registavam 34 casos da Ómicron, variante de preocupação do coronavírus SARS-CoV-2, que foi recentemente identificada em países da África austral, tendo, entretanto, sido já detetada em cerca de 30 países à escala global.

O relatório semanal do INSA sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 no país, hoje divulgado, refere que estão agora identificados “um total de 37 casos por pesquisa dirigida de mutações e/ou sequenciação do genoma viral”.

“Em Portugal, não foi detetado qualquer caso desta variante nas amostragens aleatórias semanais de âmbito nacional sujeitas a sequenciação do genoma viral (última amostragem relativa ao período de 22 a 28 de novembro, estando em a curso a análise relativa ao período de 29 de novembro a 5 de dezembro)”, adianta o relatório.

Esta situação, acrescenta o INSA, coloca “como hipótese a existência de circulação comunitária da variante Ómicron em Portugal nos períodos analisados (hipótese não confirmada até à data), estes dados sugerem que a circulação terá sido residual”, lê-se no relatório.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights