Escola de Saúde de Castelo Branco quer ajudar a diminuir o medo às crianças

7 de Dezembro 2021

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco retomou a atividade do projeto Hospital Bem Crescer, cujo objetivo é diminuir os medos das crianças face às instituições de saúde.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Instituto Politécnico de Castelo Branco referiu que a ESALD retomou, recentemente, as atividades deste projeto, com a visita de 92 alunos do 3.º e 4.º anos, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, depois de ter sido cancelado devido à pandemia da Covid-19.

“O projeto Hospital Bem Crescer tem como objetivo diminuir os medos das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais, centros de saúde ou outros), relativamente à prestação de cuidados de saúde e aos profissionais de saúde”, lê-se na nota.

O projeto é direcionado a crianças em idade pré-escolar e escolar, que em ambientes de prestação de cuidados de saúde simulados levam os seus brinquedos para que sejam tratados os seus problemas de saúde.

“Os brinquedos doentes podem ser tratados com todo o cuidado por estudantes da licenciatura em Enfermagem da ESALD, que simulam a realização de diversos procedimentos, nomeadamente intervenções e educação para a saúde, adequados à situação apresentada pelo brinquedo e criada pela criança”, lê-se na nota.

As aprendizagens que as crianças ganham com esta experiência, pretendem “desmistificar” a prestação de cuidados de saúde aos mais novos e torná-las mais aptas e capazes de perceber a importância da saúde e dos profissionais de saúde.

O “Hospital Bem Crescer” é coordenado pela docente da ESALD Emília Duarte e conta com a colaboração das professoras Fernanda Cruz, Cláudia Roque e Alda Mendes e dos estudantes do 3.º ano da licenciatura em Enfermagem.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Luso Descobre Mapa Neural que Pode Revolucionar a IA

Investigadores da Fundação Champalimaud revelam como neurónios dopaminérgicos codificam mapas de futuros possíveis, abrindo caminho a uma nova geração de inteligência artificial capaz de se adaptar rapidamente a ambientes incertos.

Hepcludex aprovado para tratamento da Hepatite Delta no SNS

O INFARMED aprovou o financiamento do Hepcludex® (bulevirtida) para o tratamento da infeção crónica pelo vírus da hepatite delta (VHD) no SNS, oferecendo aos doentes portugueses a primeira opção terapêutica eficaz para esta doença grave.

Reunião Anual do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos | 26 de junho de 2025

O Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos organiza a próxima Reunião Anal do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares, com o tema “Mais do que regular: digitalização e acesso na estratégia europeia”, no próximo dia 26 de junho de 2025, na Sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights