Câmara de Mértola promove testes gratuitos “porta-a-porta” para evitar riscos no Natal

14 de Dezembro 2021

A Câmara de Mértola, no distrito de Beja, vai promover uma campanha de testagem gratuita porta-a-porta à Covid-19, ao longo das próximas semanas, para garantir que as famílias possam reunir-se em segurança nesta época festiva.

O projeto, desenvolvido através da Unidade Móvel Médico Social do município alentejano, arranca a 20 de dezembro e prolonga-se até dia 07 de janeiro.

A campanha será dinamizada em três momentos, o primeiro de 20 a 23 de dezembro, depois de 27 a 30 de dezembro e, finalmente, de 03 a 07 de janeiro de 2022.

Segundo o presidente da autarquia, Mário Tomé (PS), o objetivo da iniciativa é “assegurar” que quem visita o concelho “o faça em segurança”.

E para “que não se corram riscos de alguém que vem do exterior”, nomeadamente “de centros urbanos onde existe uma incidência maior [de covid-19]”, poder “transportar o vírus para Mértola”, acrescentou.

Nesse sentido, “a pessoa liga-nos e, antes de ter o contacto com a família, faz a testagem”, sendo que, “se houver alguma dúvida em termos de testes rápidos”, será “encaminhada para fazer teste PCR em Beja”, acrescentou Mário Tomé.

A diferenciação desta resposta é mesmo o facto de o teste ser realizado à porta de casa de quem o requisita, uma vez que a Unidade Móvel Médico Social de Mértola não vai estar “parada” na sede de concelho.

“Esta opção tem a ver com a dimensão geográfica do concelho e também com a noção que temos do quanto isto é importante, pois, as pessoas depois podem não se deslocar ou vir” fazer o teste a Mértola, explicou Mário Tomé.

O autarca disse ainda que tudo será feito “para testar todos aqueles que venham de fora para o concelho de Mértola e corram o risco de fazer alastrar a infeção” pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

Para a concretização deste projeto, a Câmara de Mértola contratou um enfermeiro.

A covid-19 provocou pelo menos 5.304.397 mortes em todo o mundo, entre mais de 269 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18 687 pessoas e foram contabilizados 1.200.193 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This