APDP vence prémio europeu de “Excelência, Inovação e Compromisso na Diabetes”

20 de Dezembro 2021

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu, no passado dia 14 de dezembro, o Prémio de “Excelência, Inovação e Compromisso na Diabetes” 2021, atribuído pela Federação Internacional da Diabetes – Região Europa, pelo apoio prestado às pessoas com diabetes ao longo de 95 anos.

“Estamos muito honrados e felizes por este reconhecimento internacional atribuído à associação pelo seu constante compromisso com a melhoria da vida das pessoas com diabetes em Portugal, na Europa e no mundo. Em pleno ano de pandemia por covid-19 tudo é pouco para salientar o impacto que a diabetes tem em Portugal e no mundo, principalmente nas atuais condições. A vontade política para pôr na ordem do dia a luta contra a diabetes penso que receberá um novo impulso com este prémio”, comentou José Manuel Boavida, presidente da APDP, citado no comunicado de imprensa.

A APDP foi fundada em 1926 pelo médico Ernesto Roma para fornecer insulina a quem não tinha meios económicos para a obter.

A necessidade de aumentar a consciencialização para uma melhor gestão e prevenção da diabetes na comunidade levou a APDP a criar a Escola da Diabetes, um centro de formação para profissionais de saúde, pessoas com diabetes, seus familiares e cuidadores, e a promover o desenvolvimento de Casas da Diabetes.

A APDP tem também implementado projetos de intervenção em bairros da Grande Lisboa, em breve por todo o país, com o objetivo de implementar um sistema de cuidados à diabetes mais resiliente e humano a nível local.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights