Hospital de Ponta Delgada reforça resposta de emergência devido à crise sísmica

29 de Março 2022

O Hospital de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, reforçou a resposta de emergência no âmbito da crise sísmica que afeta desde o dia 19 a ilha de São Jorge, tendo também tomado internamente medidas de preparação, foi esta terça-feira anunciado.

Numa nota informativa sobre a atividade do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), a maior unidade de saúde dos Açores explica que, com a ativação do Plano Regional de Proteção Civil, fez deslocar para a ilha uma primeira equipa de intervenção em situação de urgência.

“Esta equipa fez-se acompanhar de variado equipamento e material, que será cedido à Unidade de Saúde de Ilha de S. Jorge como reforço da prevenção, incluindo diversos medicamentos de intervenção rápida, maca de vácuo e ventiladores”, lê-se na nota.

Na passada semana, em 23 de março, a Proteção Civil dos Açores ativou o Plano Regional de Emergência devido à elevada atividade sísmica que se regista na ilha de São Jorge.

A maior unidade de saúde dos Açores adianta ainda, na sua nota, que o HDES “tem internamente tomado medidas de preparação para vários cenários, incluindo o aumento do stock de medicamentos, reporte diário das reservas de sangue, reporte bidiário do número de vagas e verificação dos equipamentos disponíveis para o doente crítico, entre outras”.

A ilha de São Jorge contabilizou mais de 14 mil sismos, mais de 200 dos quais sentidos pela população, desde o início da crise sísmica iniciada em 19 de março, segundo os dados oficiais.

A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights