O “Building Bridges, Beating Cancer” é uma competição internacional de empreendedorismo que procura soluções inovadoras no âmbito da saúde digital para eliminar as diferenças e desigualdades no acesso ao tratamento do cancro na Europa.
A Dioscope arrecadou o prémio de “Top Project”, para a melhor iniciativa que está a quebrar barreiras no acesso às terapias oncológicas, e venceu o desafio de empreendedorismo “Hackathon”, que decorreu entre os dias 22 e 26 de novembro.
O “Top Project” vencedor da Dioscope é o “oncologista virtual”, criado para combater a falta de médicos especialistas em cancro que se faz sentir a nível global. O “oncologista virtual” é uma solução inovadora que presta ajuda aos médicos de família em tempo real, melhorando o diagnóstico e tratamento precoce dos doentes com cancro.
Fundada em 2018 pelo médico Tomás Pessoa e Costa, a Dioscope é uma startup de formação médica e criação de sistemas. No ano passado, foi a primeira empresa portuguesa a vencer os “WSA European Young Innovators”.
“Os sistemas de apoio à decisão clínica são uma forma de melhorar a eficácia dos serviços hospitalares, previnem o erro médico e melhoram a articulação entre as várias especialidades”, explicou a empresa. No entanto, o custo e a adaptação dos sistemas para cada hospital “são limitações para uma implementação generalizada. Com a criação de uma plataforma de criação de sistemas de decisão customizável, a Dioscope conseguiu eliminar o esforço de desenvolvimento de um sistema próprio para cada hospital, mantendo a autonomia das equipas médicas na gestão e adaptação de cada algoritmo de decisão”, lê-se no comunicado de imprensa.
PR/HN/Rita Antunes
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