Coreia do Sul anuncia teste PCR que identifica rapidamente variantes do vírus

24 de Dezembro 2021

A Coreia do Sul anunciou esta sexta-feira o desenvolvimento de um teste PCR capaz de detetar a presença do SARS-CoV-2 e também de identificar rapidamente as cinco principais variantes conhecidas, inclusivamente a recentemente descoberta variante Ómicron.

A Agência para o Controlo e Prevenção da Enfermidades Infecciosas da Coreia (KDCA) informou hoje o desenvolvimento deste teste, o que converte este país asiático no primeiro do mundo a ser capaz de detetar num só teste as cinco variantes mais comuns: Alfa, Beta, Gamma, Delta e Ómicron.

Este ‘kit’, que teve um desenvolvimento público-privado, começará a ser usado na Coreia do Sul a partir do próximo dia 30 de dezembro, num momento em que decorre a rápida propagação da Ómicron, mais contagiosa do que as restantes variantes.

Num comunicado, a diretora da KDCA, Jeong Eun-Kyeong, assegurou que o novo PCR pode detetar qual é a variante da infeção em três a quatro horas após o teste, sublinhando que atualmente, após a confirmação de uma infeção por Covid-19, “demorava-se de três a cinco dias” para determinar se se travava de uma infeção Ómicron.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ricardo Dinis Oliveira: “Sem ecossistemas saudáveis, não há saúde humana”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ricardo Dinis Oliveira, toxicologista e professor catedrático da CESPU, defende a integração urgente da abordagem One Health nas políticas públicas para enfrentar zoonoses, resistência antimicrobiana e alterações climáticas, destacando o papel da formação e vigilância integrada

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights