Tóquio confirma primeiro caso de transmissão comunitária da Ómicron

24 de Dezembro 2021

As autoridades japonesas anunciaram esta sexta-feira que detetaram o primeiro caso de transmissão comunitária da variante Ómicron da Covid-19 em Tóquio, num médico de uma clínica sem historial recente de viagens ao estrangeiro.

O caso de Tóquio é revelado dois dias depois de o país ter reportado a sua primeira transmissão comunitária, detetada em vários membros de uma família residente na cidade de Osaka, e um dia depois da revelação de outro caso em Quioto, cujo historial de contágio é desconhecido.

O paciente de Tóquio é um dos quatro novos casos de Ómicron reportados hoje na metrópole. Os outros três casos são pessoas que tinham regressado recentemente do estrangeiro, explicou a governadora Yuriko Koike, numa conferência de imprensa.

Koike anunciou que em Tóquio vão começar a ser realizados testes grátis à Covid-19 a partir de sábado, perante a crescente preocupação devido à variante e à sua aparente maior transmissibilidade.

As autoridades esperam realizar uma média de 30.000 testes por dia em 180 localizações.

O Japão endureceu as suas restritivas medidas de controlo das fronteiras devido à deteção da Ómicron, paralisando a chegada de novos residentes estrangeiros e impedindo a entrada a residentes procedentes de uma dezena de países africanos, duramente atingidos pela variante, medidas que, em princípio, se prolongam até ao final do mês.

O primeiro-ministro nipónico, Fumio Kishida, anunciou que o país manterá as restrições até novo aviso.

O Japão tinha vacinado até esta quinta-feira 77,8% da sua população com a vacinação completa, enquanto cerca de 0,3% recebeu a doce de reforço, que atualmente está a ser administrada prioritariamente ao pessoal de saúde, segundo os últimos dados disponíveis ao Ministério da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights