SNS24 emitiu mais de 224 mil requisições de testes em dezembro até ao Natal

27 de Dezembro 2021

O SNS24 emitiu este mês, até dia 25, mais de 224 mil requisições de testes à Covid-19, dos quais 12.390 só no dia de Natal, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os dados dos SPMS indicam que durante o mês de dezembro (até dia 25) foram emitidas 224.606 requisições de testes à Covid-19, das quais 87.857 na última semana.

A informação enviada à agência Lusa refere ainda que, no mesmo período, foram emitidas pelo SNS 24 um total de 164.184 declarações provisórias de isolamento profilático, das quais 64.959 na última semana (9.584 no dia de natal).

Face ao “crescimento muito acentuado e brusco” na procura da linha SNS24, os SPMS referem que “foram tomadas, em estreita articulação com a DGS e o operador Altice Portugal, um conjunto de medidas”, destacando a abertura de novos ‘call center’ (um já a funcionar em Coimbra e outro a abrir em janeiro em Beja).

Apontam igualmente a “formação e contratação de novos profissionais”, perfazendo um total de 5.000, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano, e a “diversificação das categorias dos profissionais e das respetivas tarefas para otimizar o atendimento na linha”.

Os serviços indicam ainda que foram revistos alguns algoritmos “para elevar a sua eficiência” e que houve uma “adoção mais alargada de soluções de atendimento automatizado”.

“Estas intervenções, em especial as de natureza tecnológica, foram intensificadas durante a quadra natalícia. Todavia, contamos que após o Natal a pressão sobre a linha continue a crescer, pelo que prosseguiremos a adoção de todas as medidas de emergência que contribuam para salvaguardar a qualidade do serviço”, acrescentam.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights