Dos 68 internos que escolheram os dois hospitais, 58 são da formação geral e 10 da formação especializada, divulgou o conselho de administração (CA).
Os 10 clínicos de especialidade foram acolhidos na segunda-feira, numa cerimónia presencial, e foram distribuídos pelas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (3), Ortopedia (1), Pediatria (2) e Pneumologia (1).
“A vinda destes internos é muito importante, porque embora precisem de acompanhamento do orientador, contribuem para aumentar a capacidade de resposta e, sobretudo, são uma mais-valia na modernização dos serviços e na valorização do futuro destes hospitais”, disse hoje à Lusa a presidente do CA do CHO, Elsa Baião.
Devido “à situação pandémica”, a cerimónia de acolhimento dos 58 internos de formação geral decorreu em formato ‘online’, e, de acordo com Elsa Baião, estes médicos “serão distribuídos pelos dois hospitais e passarão também pelo Hospital de Peniche”.
Em comunicado, o CA do CHO desejou hoje “as maiores felicidades pessoais e profissionais aos 68 novos médicos nesta nova etapa formativa” e afirmou contar com “o contributo de todos no crescimento e modernização da instituição, assim como na valorização da vertente humana no cuidado aos doentes”.
O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.
No primeiro ano, designado por formação geral, os médicos passam durante nove meses pelos serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e do ACES Oeste Sul.
No que respeita à formação especializada, pode ter a duração de quatro a seis anos, dependo da área de especialidade.
Além dos internos agora acolhidos, o CHO aguarda o preenchimento de 11 vagas atribuídas à instituição na segunda fase do concurso de admissão de médicos, que se encontra a decorrer e cujos resultados Elsa Baião estima que possam ser conhecidos dentro de um mês.
Nesta segunda fase, o CHO abriu vagas nas especialidades de Medicina Física, Medicina Interna, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Radiologia.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche (ambos no distrito de Leiria) e Torres Vedras (distrito de Lisboa), tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.
LUSA/HN
0 Comments