Presidente francês assume “totalmente” querer chatear franceses não vacinados

7 de Janeiro 2022

O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse esta sexta-feira assumir "totalmente" as suas polémicas declarações de que queria chatear os franceses não vacinados contra a Covid-19, condenando quem "tornou a liberdade em irresponsabilidade".

“Podemos ficar chocados com certas expressões familiares, que eu assumo totalmente. Eu estou chocado com a situação em que nos encontramos. A verdadeira fratura do país é essa. Quando alguns fazem da sua liberdade, que se torna numa irresponsabilidade, um slogan, não só metem em perigo vidas, mas restringem também a liberdade dos outros. E isso não posso permitir”, declarou Macron, respondendo a jornalistas durante uma conferência de imprensa.

Emmanuel Macron estava acompanhado de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e os restantes comissários europeus, que se encontram em Paris para a tradicional visita de início da presidência rotativa do Conselho da União Europeia, assumida pela França no dia 01 de janeiro.

O chefe de Estado francês assumiu a expressão “emmerder”, equivalente à expressão chatear em português e utilizada de forma muito familiar em França, quando se referiu às pessoas não vacinadas numa entrevista dada esta semana ao jornal “Le Parisien”.

A expressão chocou a sociedade francesa, causando reações políticas fortes de condenação do Presidente por não só falar de uma forma pouco apropriada, mas alienar uma parte da população assumindo que lhes quer dificultar a vida.

O Presidente francês defendeu também hoje que a utilização desta expressão serviu para “alertar” o país e para encorajar à vacinação em França.

Para Emmanuel Macron, outro passo importante para a proteção da sociedade francesa foi a aprovação do passe vacinal por parte da Assembleia Nacional na madrugada de quinta-feira, defendendo que é uma medida que se está a difundir em toda a Europa, algo que mereceu a concordância de Ursula von der Leyen.

“O certificado de vacinas é uma forma de proteção para aqueles que estão vacinados. E como o Presidente disse, é um instrumento que o Governo pode utilizar. Penso que esta discussão sobre a responsabilidade e a liberdade é muito importante na nossa sociedade, em tempos de pandemia”, disse a responsável.

Esta visita marca o início da presidência francesa do Conselho da União Europeia, antecedendo o discurso de Emmanuel Macron no Parlamento Europeu em Estrasburgo, que vai acontecer a 19 de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights