Investigador da Universidade de Lisboa recebe Prémio Thieme Chemistry Journals

11 de Janeiro 2022

O Prémio Thieme Chemistry Journals foi atribuído pela primeira vez a um cientista a trabalhar em Portugal, anunciou hoje a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Jaime A. S. Coelho, o primeiro investigador a trabalhar em Portugal com este prémio, é professor convidado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e investigador no Centro de Química Estrutural (CQE).

O galardão atribuído anualmente existe desde 1999 e é concedido a jovens promissores que trabalham em Síntese e Catálise Química ou áreas relacionadas da Química Orgânica. Estes são selecionados exclusivamente pelos membros do conselho editorial da SYNTHESIS, SYNLETT e SYNFACTS. A edição de 2022 premiou 79 cientistas.

Para o investigador do CQE, “este prémio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na área da Química Orgânica”. “É uma enorme honra fazer parte desta prestigiada lista em que estão presentes outros químicos internacionalmente reconhecidos, como o Dean Toste (distinguido em 2003), Nuno Maulide (distinguido em 2010), Benjamin List (distinguido em 2001, prémio Nobel da Química 2021), David MacMillan (distinguido em 1999, prémio Nobel da Química 2021), entre outros”, acrescentou Jaime A. S. Coelho, citado no comunicado enviado às redações.

O cientista galardoado desenvolve atualmente a sua atividade na área de Química Orgânica, em particular no desenvolvimento de metodologias sustentáveis de síntese orgânica, no CQE, e dá aulas de Química introdutória e Química Orgânica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This