Número de mortos de surto de dengue em Timor-Leste sobe para sete

16 de Janeiro 2022

Pelo menos sete pessoas morreram devido a um surto de dengue que está a assolar Timor-Leste desde o início do ano, com o país a registar só em janeiro metade dos casos registados em todo o ano passado.

Dados do Ministério da Saúde divulgados hoje indicam que desde o início de janeiro se registaram 440 casos em todo o país – o número abrange apenas os referenciados nas unidades de saúde -, o dobro dos que se registaram em dezembro.

Os dados indicam que se registaram quatro mortes em Ermera – com a taxa de fatalidade na região a ser de 16% -, e mais um cada nos municípios de Ainaro, Bobonaro and Dili.

Historicamente, os primeiros e os últimos meses do ano são os que registam maior incidência de dengue, devido à época das chuvas, quando os mosquitos proliferam.

Em 2020, Timor-Leste registou um total de 1.415 casos e 10 mortes e em 2021 um total de 901 casos e 11 mortes.

Os dados do Governo mostram que o surto atual de dengue começou no início de dezembro, com 225 casos registados no mês passado, com janeiro a ser o mês com mais casos desde o início do ano passado.

A maioria dos casos (271) é febre dengue (DF, na sigla em inglês), com 29 casos de febre hemorrágica (DHF, também na sigla em inglês) e 19 de “síndrome de dengue choque” (DSS), sendo estas duas as mais graves.

No relatório divulgado hoje o Ministério da Saúde explica que a grande maioria dos casos afetam menores de 14 anos, com 47,3% dos casos registados entre crianças com entre cinco e 14 anos, 31,3% entre crianças com idades entre um e quatro anos e 8,4% entre menores de um ano, tendo havido um aumento na última semana neste último grupo etário.

A zona de Dom Aleixo, no centro da capital timorense, regista o maior número dos casos documentados em Díli, e que fizeram esticar ao limite os recursos dos serviços de saúde, obrigando a transferir doentes do Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV) para o centro de Vera Cruz.

Imagens da acumulação de doentes nas várias unidades de saúde circulam pelas redes sociais com apelos ao Governo para que melhore as condições de saúde no país.

Atualmente há doentes com dengue em 10 centros médicos da capital, com destaque para os 74 do HNGV, 55 cada na Clínica Fatumeta e na Clínica Formoso, 47 em Comoro e 42 no centro de Vera Cruz.

A dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos Aedes, tem um período de incubação após a picada do inseto que pode variar entre três e 14 dias, sendo tipicamente de quatro a sete dias.

É geralmente acompanhada por sintomas como dor de cabeça, febre, exaustão, dores musculares e articulares severas, glândulas inchadas, vómitos e erupções cutâneas, com casos que variam desde infeções assintomáticas a quadro febris e síndromes hemorrágicos com choque, os mais graves.

Ao contrário da dengue, Timor-Leste registou êxitos significativos no combate a outra doença transmitida por mosquitos, a malária, com o país sem registar qualquer morte desde 2017, zero casos em 2018 e 2019 e apenas três casos de infeção em 2020.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights