Nuno Flora é o novo presidente da Associação de Distribuidores Farmacêuticos

16 de Janeiro 2022

Nuno Flora foi eleito presidente da ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos, entidade que representa as principais empresas de distribuição de medicamentos e produtos de saúde em Portugal.

O novo presidente da ADIFA inicia funções este mês e aponta a sua intervenção no sentido de “reafirmar as prioridades de atuação da associação, principalmente no reconhecimento da Distribuição Farmacêutica como serviço de interesse público essencial no nosso país, reforçando o inegável valor para a sociedade dos distribuidores farmacêuticos na promoção da Saúde Pública”.

Num momento em que importantes e novos desafios continuam a colocar-se à saúde em Portugal, Nuno Flora destaca que, enquanto presidente da ADIFA, tudo fará “para assegurar que a Distribuição Farmacêutica de Serviço Completo tem condições para dar uma resposta adequada, atempada e contínua às necessidades de abastecimento das farmácias, de forma a que todos os cidadãos tenham acesso às mais variadas tecnologias de saúde, de norte a sul do país e ilhas”.

Com experiência de mais de vinte anos na área da saúde e formação na área de comunicação e gestão, com MBA pela AESE Business School, o novo presidente da ADIFA pretende também ver estabelecidas “medidas concretas que viabilizem a sustentabilidade económico-financeira da atividade, ao mesmo tempo que mantém o compromisso do setor em continuar a contribuir para a acessibilidade ao medicamento e coesão territorial”.

Nuno Flora exercia anteriormente o cargo de secretário-geral da Associação Nacional das Farmácias (ANF), tendo participado em diversos processos negociais com o Ministério da Saúde, que resultaram na implementação de serviços de saúde nas farmácias, incentivos para o crescimento do mercado de medicamentos genéricos, dispensa de medicamentos antirretrovirais e oncológicos nas farmácias e de utilização racional do medicamento.

Esteve também envolvido na concretização de diversas iniciativas, como o projeto ‘Abem: Rede Solidária do Medicamento’, que permite o acesso a medicação a pessoas carenciadas através do envolvimento de farmácias e entidades sociais, e a Linha Nacional 1400 – Linha de Assistência Farmacêutica às Populações, que visa prestar apoio a quem precisa de se deslocar a uma farmácia ou receber medicamentos e outros serviços ao domicílio.

Mais recentemente, esteve à frente do Gabinete de Crise COVID-19 da ANF para implementar a reestruturação organizacional e de serviços, assim como definir a estratégia de atuação das farmácias.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights