Comissão sul-africana diz que obrigatoriedade das vacinas é contra as mulheres

17 de Janeiro 2022

A Comissão para a Igualdade de Género (CGE, na sigla em inglês) da África do Sul considerou esta segunda-feira que a obrigatoriedade da vacinação é contra os direitos humanos das mulheres consagrados na Constituição da República.

“Manter a saúde pública, alcançar a imunidade de grupo e prevenir a mutação de variantes da covid-19 são atos nobres, mas não devem ser alcançados atropelando os direitos humanos fundamentais consagrados na Constituição”, referiu em comunicado a organização.

“A CGE gostaria de alertar que os mandatos obrigatórios de vacinação não substituem a Constituição da África do Sul e as suas disposições”, salientou.

No comunicado, divulgado pelo Governo sul-africano, a comissão salienta que a carta magna sul-africana concede a qualquer pessoa “o direito à integridade física e psicológica, que inclui o direito de tomar decisões sobre a reprodução; à segurança e controlo do seu corpo; e a não ser submetido a experimentações médicas ou científicas sem o seu consentimento informado”.

“A comissão está preocupada que os funcionários que não se vacinam possam ter os seus contratos rescindidos pelos empregadores se os mandatos de vacinação continuarem a ser permitidos sem terem em consideração os direitos humanos dos trabalhadores”, salienta.

“O setor do comércio emprega um grande número de jovens do sexo feminino, como operadores de caixa e empregadas de limpeza, e muitas delas não estão em condições de negociar com os seus empregadores, se não quiserem vacinar”, adiantou.

Nesse sentido, a CGE cita um estudo científico na publicação médica Obstetrics & Gynecology, em 05 de janeiro de 2022, salientando que “as vacinas podem causar uma pequena alteração no ciclo menstrual feminino, mas que a mudança é temporária”.

“Embora os especialistas em saúde acreditem que essa descoberta não seja clinicamente significativa, a comissão gostaria de alertar as empresas e várias instituições contra forçarem os funcionários a se vacinarem e a imporem sanções severas contra aqueles que não o fizerem”, referiu.

“Quando os cientistas estabelecem uma ligação entre as vacinas contra a covid-19 e a saúde reprodutiva das mulheres, como os ciclos menstruais, muitas mulheres podem não se sentir à vontade para tomar vacinas, devido a possíveis efeitos a longo prazo”, salienta a organização. “O desejo dessas mulheres de adiar a vacinação deve ser respeitado no contexto do compromisso dos direitos humanos no nosso país”, acrescentou.

A comissão para a igualdade de género sul-africana também apela às instituições de ensino superior para que “respeitem os estudantes e trabalhadores que podem não querer vacinar.”

“Deve-se reconhecer que o Covid-19 é uma pandemia relativamente nova e que cientistas na África do Sul e em todo o mundo ainda estão trabalhando para avaliar os efeitos a longo prazo das vacinas. Isso é mais crítico para as mulheres, que precisam gerenciar a saúde menstrual, a contraceção e a reprodução sexual, como parte da sua saúde reprodutiva”, adiantou a comissão para a igualdade de género da África do Sul.

Nas últimas vinte e quatro horas, as autoridades de Saúde sul-africanas contabilizaram 2.597 novos casos de infeção do novo coronavírus, que causa a Covid-19, elevando para 3.559.230 o número total de casos confirmados em laboratório no país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cientistas podem ter descoberto “vacina universal”

Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) revelaram uma nova estratégia para a vacina baseada em RNA que é eficaz contra qualquer estirpe de um vírus e segura mesmo para bebés e para quem tem o sistema imunitário enfraquecido.

UC e OM vão formar mil jovens internos por ano

A Universidade de Coimbra (UC) e a Ordem dos Médicos (OM) assinaram uma parceria que vai garantir formação contínua anual a mais de mil jovens do internato médico nas regiões Centro e Norte.

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights