81% dos brasileiros a favor do certificado de vacina para locais fechados

18 de Janeiro 2022

A exigência de certificado de vacinação contra a Covid-19 para possibilitar a entrada em locais fechados, como restaurantes, casas de espetáculos, entre outros, é apoiada por 81% dos brasileiros, segundo uma sondagem divulgada segunda-feira pelo Instituto Datafolha.

Ainda segundo o levantamento, 18% são contra a exigência do certificado e 1% não soube responder.

Segundo o Datafolha, as mulheres são a parcela da população mais favorável à medida (87%), assim como pessoas com mais de 60 anos (87%), com o ensino básico completo (86%) e que ganham até dois salários mínimos (85%, sendo que o salário mínimo no Brasil é de cerca de 192 euros).

Já os grupos com maior rejeição à obrigatoriedade da vacina para entrar em lugares fechados são homens (24%), cidadãos entre os 25 e 34 anos (22%) e que ganham mais de dez salários mínimos (28%).

Em relação à ocupação profissional, as domésticas são as mais favoráveis (90%) e os empresários (60%) a categoria em que o apoio é menor.

A sondagem foi realizada por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas com mais de 16 anos em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais em ambos os sentidos.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que alega não ter se vacinado contra a Covid-19, é contra a exigência do certificado de vacinação, já adotado em diversas regiões do país.

No início do mês, o Estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil com 46 milhões de habitantes e o mais afetado pela pandemia, publicou um decreto que obriga os seus 570 mil funcionários a apresentarem o comprovativo de imunização.

No plano privado, algumas empresas brasileiras já exigem o certificado de vacinação aos seus funcionários como condição para a manutenção do contrato e até demitiram sem pagar indemnização a quem recusou a vacina.

O Governo de Bolsonaro chegou a publicar um decreto a proibir as empresas privadas de exigirem o comprovativo de vacinação dos seus empregados, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o decreto e autorizou a exigência do certificado e a demissão de quem não o apresentasse.

Apesar da posição do chefe de Estado, o executivo brasileiro exige a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19, assim como um teste negativo à doença, para a entrada de viajantes no país por via aérea.

Num momento em que a presença da nova variante Ómicron se intensifica no Brasil, a sondagem do Datafolha indicou ainda que se deu um aumento na quantidade de pessoas preocupadas com o atual cenário da pandemia: apenas cerca de 4% dos entrevistados acreditam que a pandemia esteja totalmente controlada.

Já a quantidade de pessoas que sentem a situação pandémica “fora de controlo” é 45% e outros 48% consideram que está parcialmente controlada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights