Mais de 30 milhões de testes feitos em Portugal desde o início da pandemia

18 de Janeiro 2022

Portugal fez mais de 30 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os dados do INSA, que reportam ao final da semana passada (dia 14), indicam que foram feitos em Portugal cerca de 17,7 milhões de testes TAAN/PCR e perto de 12,4 milhões de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

“Em apenas quatro dias (de 11 a 14 de janeiro), o país voltou a ultrapassar a marca de 1 milhão de testes, dos quais mais de 770 mil (70%) foram TRAg de uso profissional”, acrescenta o INSA, sublinhando que estes dados não incluem os autotestes.

Nas primeiras duas semanas do ano (01 a 14 de janeiro) realizaram-se perto de 3,3 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, com uma média diária de mais de 233 mil testes. Destes, cerca de um milhão foram TAAN/PCR e mais de 2,2 milhões foram TRAg de uso profissional.

No passado mês de dezembro, Portugal alcançou um novo máximo de testagem mensal à Covid-19, com mais de 5,4 milhões de testes, o que equivale a uma média diária superior a 174 mil testes.

O máximo da testagem diária foi atingido no dia 30 de dezembro, com 402.756 testes.

Cada pessoa tem direito a quatro testes TRAg/mês nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação, uma medida válida até 31 de janeiro.

Este regime excecional e temporário de comparticipação visa “contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis”, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção e monitorizar a evolução epidemiológica da Covid-19, refere o INSA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights