Projeto de voluntariado em Loures entrega comida e medicamentos ao domicílio

18 de Janeiro 2022

A Junta de Freguesia de Loures, no distrito de Lisboa, reativou um projeto de voluntariado que faz entregas ao domicílio de bens alimentares ou medicamentos a pessoas infetadas ou em isolamento devido à Covid-19, divulgou a autarquia.

O projeto, designado “Uns pelos Outros” e que decorre na maior freguesia do concelho de Loures, tinha sido criado no início da pandemia, em março de 2020, mas encontrava-se suspenso até há cerca de uma semana.

Em declarações à agência Lusa, a secretária da Junta de Freguesia de Loures, Elisa Santos, justificou a retoma deste projeto com o aumento do número de casos da Covid-19 e do número de pessoas em situação de isolamento.

“Durante o confinamento de 2020 funcionou bem e agora, num contexto pandémico diferente, será também apoiar as pessoas infetadas ou em isolamento obrigatório e que não tenham apoio familiar ou de proximidade”, explicou, sublinhando o facto de ser uma iniciativa que se desenvolve em rede.

Constituído por 12 voluntários, o projeto está a apoiar neste momento três famílias, entregando-lhes no seu domicílio as compras do supermercado ou da farmácia.

“Em março de 2020 chegámos a ter 60 pedidos e também mais voluntários (30), pois o desconhecimento em relação à doença também era maior. O público alvo era sobretudo os idosos, mas hoje já nos pedem ajuda pessoas de outras faixas etárias”, descreveu.

Elisa Santos ressalvou que, “apesar de o número de famílias ser nesta fase mais reduzido, talvez por o projeto ter sido reativado há poucos dias”, a autarquia está “preparada para dar resposta a todos os pedidos”.

“Temos tudo preparado para dar resposta às necessidades que nos chegarem e concretizar todos os pedidos”, sublinhou.

As pessoas que necessitem de apoio poderão contactar a Junta de Freguesia de Loures, através de telefone (219832068/219830061/219835393) ou email (geral@jf-loures.pt), ou a Irmandade de Nossa Senhora do Cabo Espichel da Paróquia de Loures (sradocaboloures@gmail.com).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights