MAS defende em Coimbra fim de propinas e habitação jovem acessível

20 de Janeiro 2022

A porta-voz do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra defendeu esta quinta-feira, em Coimbra, o fim do pagamento das propinas no ensino superior e mais habitação jovem a preços acessíveis.

“A existência de propinas contribui para divisão social e segregação e não dá oportunidades aos setores mais desprotegidos de terem melhores perspetivas de futuro”, disse a candidata aos jornalistas, numa ação de campanha ao fundo das escadas monumentais da Universidade de Coimbra.

A porta-voz do MAS, que concorre por Lisboa, considerou “alarmante” que, no ano letivo 2020/2021, 71% dos pedidos de bolsa tenham sido recusados.

“Sabemos que com a pandemia houve uma grande quebra no rendimento das famílias e, inclusivamente, em Portugal, as famílias têm uma carga com os estudos na casa dos 30%, quando a média europeia está na ordem dos 10%”, vincou.

Salientando que é importante acabar com as propinas para os setores desprotegidos, Renata Cambra lamenta que muitos estudantes não tentem entrar no ensino superior “porque sabem que vão ter de desistir”.

A proposta do MAS passa por acabar imediatamente com as propinas, mas admite que, não sendo possível ao nível orçamental, se deve “no mínimo, suspender o pagamento para os estudantes bolseiros”.

Segundo a candidata, atualmente as bolsas servem “basicamente” para os estudantes pagarem a propina e “depois ficam sem dinheiro para a habitação, comida e livros”.

Nesta ação de campanha, Renata Cambra defendeu também o reforço do número de quartos nas residências estudantis e mais habitação jovem, com preços acessíveis.

“Hoje em dia, com a especulação imobiliária que existe e os vistos gold a aumentarem fortemente a especulação imobiliária, é necessário haver um contrapeso por parte do Estado para criar habitação acessível, o que permite também baixar o preço das rendas em geral”, sublinhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights