Professor da ESEnfC e enfermeira do CHUC recebem prémios de excelência da Sigma Europa

20 de Janeiro 2022

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) Pedro Parreira e a enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) Tânia Morgado foram distinguidos com os prémios de excelência de 2022 atribuídos pela Sigma Europa.

Os docentes da ESEnfC, que vão receber os galardões em junho, em Dublin, arrecadaram metade dos prémios que a Sigma Europa atribuiu, sendo que o prémio para a categoria de “Investigador de Enfermagem em início de carreira” coube à enfermeira brasileira Camila Biauz, que, embora professora na Escócia, é também membro do capítulo português da Sigma (Capítulo Phi Xi).

“Estamos de parabéns. Arrecadamos três dos quatro prémios, de entre 11 capítulos europeus”, comentou a professora Lurdes Lomba, presidente do Capítulo Phi Xi, sediado na ESEnfC.

Pedro Parreira (“Sigma European Nursing Excellence for Research Award 2022”), que no ano passado conquistou dois outros prémios – o Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano, instituído pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e um prémio de reconhecimento da excelência da investigação em Enfermagem realizada durante a pandemia, também da Sigma Europa, atribuído a uma equipa de investigadores que lidera –, é pós-doutorado em Ciências da Enfermagem, doutorado em Gestão e mestre em Comportamento Organizacional. Leciona há mais de duas décadas na ESEnfC, tendo fundado o Gabinete de Empreendedorismo da instituição, e é coordenador executivo do TecCare.

Tânia Morgado (“Sigma European Clinical Practice Award 2022”) é enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico do CHUC, doutoranda em Enfermagem, mestre em Bioética e pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes.

Além de assistente convidada na ESEnfC desde 2008 e na Escola Superior de Saúde de Leiria desde 2020, Tânia Morgado é investigadora na UICISA, dedicando-se às questões da literacia em saúde mental nos adolescentes. Atualmente, é também membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, encontrando-se a desenvolver formação especializada em Intervenção Sistémica e Familiar.

A Sigma (Sigma Theta Tau International – Honor Society of Nursing), fundada em 1922 nos EUA, é uma sociedade honorífica de Enfermagem que promove atividades para melhorar a saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem.

O Capítulo Phi Xi, acolhido pela ESEnfC, foi constituído em 2011, sendo composto por enfermeiros que se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais.

Os professores da ESEnfC já receberam seis prémios da Sigma.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights