Irlanda anula quase todas as restrições após superar vaga de Ómicron

22 de Janeiro 2022

O governo irlandês anunciou na sexta-feira que quase todas as restrições resultantes da pandemia de Covid-19 terminam hoje, anulando o fechamento da vida noturna, o recolher obrigatório de bares e restaurantes e as medidas de distanciamento social.

Da mesma forma, serão levantadas as limitações às reuniões em espaços fechados, embora o uso de máscaras em lojas, escolas e transportes públicos continue a ser obrigatório até 28 de fevereiro, conforme decidido ontem pelo Governo, uma coligação entre centristas, democratas-cristãos e ecologistas.

De acordo com o plano de reabertura gradual da sociedade, a hotelaria, ginásios e salas de cinema ou teatros não terão de solicitar o certificado digital a partir de hoje, embora este documento seja mantido para viagens internacionais.

Depois de analisar as recomendações da Equipa Nacional de Emergência de Saúde Pública (NPHET, na sigla em inglês), o Governo dá também luz verde à organização de lotação ilimitada para eventos desportivos em espaços fechados e ao ar livre, anunciou ontem o primeiro-ministro, o centrista Micheál Martin.

“Hoje é um bom dia. A assessoria do NPHET confirmou que superámos a onda da (variante) Ómicron, graças ao nosso sistema de saúde e uma campanha de vacinação líder em todo o mundo”, disse o líder irlandês.

Desde o passado dia 20 de dezembro, após o aparecimento da variante Ómicron, as autoridades irlandesas introduziram novas medidas de controlo, incluindo o encerramento de discotecas e o recolher obrigatório às 20:00 para toda a indústria hoteleira, um setor fundamental para a economia irlandesa.

O Governo também recomendou o regresso ao teletrabalho, mas os escritórios e outros locais de trabalho vão começar a reintegrar os funcionários de forma escalonada a partir de segunda-feira.

Esta semana, o diretor do Serviço Nacional de Saúde (HSE), Paul Reid, já se declarou “moderadamente otimista” quanto à possibilidade de o pico da atual onda de Covid-19 ter sido superado.

Por essa razão, o vice-primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, adiantou que o Governo pode ser “menos cauteloso” na hora de eliminar as restrições, depois de verificar que o impacto da vaga de Covid-19 provocada pela Ómicron não foi pior do que o de uma “gripe ruim sazonal”.

O Serviço Nacional de Saúde (HSE) anunciou quinta-feira que foram registadas 6.597 novas infeções através de testes de PCR, enquanto as de antigénios enviados para o portal do HSE na Internet somaram mais 4.564.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights