UCI exige dose de reforço ou teste PCR negativo para acesso a corridas

22 de Janeiro 2022

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou na sexta-feira que o acesso às provas por parte dos corredores ficará dependente da apresentação de quadro vacinal contra a Covid-19 completo com a dose de reforço ou um teste PCR negativo.

O protocolo sanitário para a temporada 2022, ontem tornado público pela UCI, exige a terceira dose da vacina, ou um PCR nas últimas 48 horas, para provas de um dia e corridas com menos de sete etapas.

O organismo de cúpula do ciclismo mundial deixou ainda aberta a porta a medidas mais apertadas se os países em que decorrem as corridas assim o quiserem.

Nas provas com mais de sete etapas, como é o caso das três grandes Voltas (França, Itália, Espanha), mas também a Volta a Portugal, será pedido um teste negativo “independentemente do esquema vacinal”.

No Tour, no Giro e na Vuelta realizar-se-ão ainda testes intermédios em todos os dias de descanso.

Estes requisitos aplicam-se a todos os membros das “bolhas de equipa” e de prova, isto é, não só aos ciclistas e demais equipas técnicas, mas também à organização, comissários de corrida, funcionários de instituições antidopagem, jornalistas e organizadores.

A terceira dose é assim “fortemente recomendada”, para facilitar um protocolo que entra em vigor em 24 de janeiro e aplica-se a quase todos os eventos sancionados pela UCI.

“A pandemia continua a trazer-nos sofrimento e obstáculos, mas temos demonstrado nos últimos anos que o ciclismo é capaz de se manter em funcionamento graças à responsabilidade de todas as partes”, declarou o presidente da UCI, David Lappartient, citado em comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights