Hospital Santa Maria triplicou internados por Covid-19 num mês, mas metade chegou por outras causas

25 de Janeiro 2022

O Hospital Santa Maria, em Lisboa, triplicou desde o Natal o número de internados Covid-19, chegando aos 115, mas metade chegou por outros motivos e apenas no acesso à unidade hospitalar se percebeu que eram casos positivos de SARS-CoV-2.

Segundo disse à Lusa fonte hospitalar, cerca de metade dos 115 doentes internados em Santa Maria nas áreas Covid entraram no hospital por outros motivos, designadamente por descompensações de outras doenças que têm ou para cirurgias.

“Os doentes são todos testados antes do internamento e, quando testam positivo, nos casos em que a cirurgia não pode ser feita uma ou duas semanas depois, os doentes ficam, são operados e no pós-operatório recuperam em enfermarias”, explicou a fonte, sublinhando que, quando a cirurgia pode ser feita num curto espaço de tempo, os doentes vão para casa e depois são novamente chamados.

A mesma fonte acrescentou que o Santa Maria abriu três novas enfermarias num espaço de um mês e que, neste momento, estão internados 115 doentes, 16 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Uma destas novas enfermarias serve exatamente para doentes que estão a recuperar de cirurgias a que foram submetidos depois de terem sido internados e testado positivo.

Depois do período pós-Natal, em que o Santa Maria tinha cerca de 40 doentes internados em áreas Covid, a procura nas urgências disparou e o hospital chegou a atender 600 doentes/dia, 150 dos quais nas urgências de doenças respiratórias e com suspeita de Covid.

O hospital tem agora um total de seis enfermarias (cerca de 110 camas), três delas abertas nas últimas duas a três semanas. Há ainda 16 doentes internados em unidades de cuidados intensivos.

Até ao momento, segundo fonte hospitalar, a atividade assistencial não foi afetada pela pressão dos internamentos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights