Este novo centro é composto por uma equipa multidisciplinar de 53 profissionais do HFF, de “diferentes grupos profissionais, especialidades e competências”.
Os serviços prestados pelo OFTACRI, passam pelas consultas de oftalmologia geral e das subespecialidades de contactologia; córnea e cirurgia implanto-refractiva; estrabismo e oftalmologia pediátrica e neonatologia; inflamação ocular; glaucoma; retina médica e cirúrgica; retinopatia diabética; meios complementares de diagnóstico e de terapêutica; atividade cirúrgica em regime ambulatório e convencional.
O serviço de urgências funciona entre as 08h00 e as 20h00, nos dias úteis.
A dirigente do novo centro, Isabel Priet, refere que “a visão do OFTACRI é tentar assumir-se como uma referência nacional da área oftalmológica, promovendo a inovação e o ensino, numa ótica de melhoria contínua da atividade assistencial, assente na humanização e na proximidade com o doente”.
Já o Conselho de Administração do HFF enaltece que até 2024 é previsto “um acréscimo significativo de atividade, com um aumento de 6,4% nas consultas totais e 23,3% nas primeiras consultas o que irá permitir uma melhoria da acessibilidade dos doentes com necessidade de cuidados de saúde de oftalmologia em particular cuidados mais diferenciados”.
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca abrange uma comunidade de 550 mil habitantes dos Concelhos de Amadora e de Sintra, onde se tem verificado um aumento da procura de cuidados urgentes ao nível da oftalmologia, tanto nas crianças como nos adultos, devido a doenças como os erros refrativos, a catarata, o glaucoma e as doenças como a degenerescência macular relacionada com a idade. Com o OFTACRI pretende-se responder às necessidades de saúde visual da população de abrangência do HFF.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments