Governo dos Açores reitera compromisso de reposicionamento de carreiras na Saúde

2 de Fevereiro 2022

O Secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores garantiu esta quarta-feira o reposicionamento, no prazo previsto, das carreiras na Saúde, tendo já solicitado os mapas de pessoal para avaliar o impacto financeiro das valorizações remuneratórias, informou o executivo.

Numa nota publicada na página na Internet, o Governo dos Açores refere que o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reitera o compromisso de dar cumprimento às ”legítimas” reivindicações dos profissionais das carreiras gerais e das carreiras não revistas, “em absoluta observância da calendarização definida”.

Clélio Meneses, citado na mesma nota, disse ter sido solicitada aos respetivos serviços, no dia 05 de janeiro, remessa dos mapas de pessoal “por forma a avaliar o impacto financeiro das valorizações remuneratórias das referidas carreiras”.

A 10 de Dezembro de 2021, os sindicatos e o Governo Regional consensualizaram no reposicionamento dos trabalhadores na nova posição remuneratória com efeitos a 1 de janeiro de 2022.

“Foi também consensual que, até ao fim do primeiro trimestre de 2022, serão concluídos os processos de levantamento das tabelas nominais referentes aos trabalhadores abrangidos, bem como ao apuramento da contagem de pontos e, finalmente, ao impacto financeiro relativo aos retroativos dos créditos laborais”, lê-se na mesma nota.

Ficou também acordado o pagamento das remunerações até ao final do primeiro semestre, de acordo com o reposicionamento remuneratório operado, com efeitos a 01 de janeiro de 2022.

“Posteriormente, serão pagos os valores correspondentes aos retroativos dos créditos laborais, de acordo com o disposto nas Convenções Coletivas de Trabalho números 24/2020 e 25/2020, ambas de 25 de novembro, com início no momento acima referido”, explica a Secretaria Regional da Saúde.

Na terça-feira, a Ordem dos Enfermeiros nos Açores disse ter enviado à Secretaria Regional da Saúde e Desporto um memorando sinalizando pontos “a corrigir com urgência” ao nível do reposicionamento na carreira e contagem de tempo de serviço.

O presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, adiantou à agência Lusa que o memorando corresponde “ao solicitado pelo secretário da Saúde” na sequência de “uma reunião decorrida a 07 de janeiro, com a Ordem e os sindicatos”.

Nessa reunião, disse, ficou “o compromisso de estas entidades fazerem chegar à tutela a identificação das situações concretas que carecem de resolução”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights