Ana Sofia Ramos Farmacêutica Holon

Hipotiroidismo: a doença para além da tiroide

02/07/2022

A tiroide é uma pequena glândula endócrina, em forma de borboleta, localizada na face anterior do pescoço, por baixo da maçã de Adão, cujas hormonas são compostas por iodo.

Apesar do seu discreto tamanho, a tiroide tem um papel muito importante no controlo do bom funcionamento do nosso organismo. As hormonas produzidas por esta glândula participam na regulação de diversos sistemas (ex.: cardiovascular, digestivo, reprodutor) e processos do metabolismo.

A resposta do corpo ao mau funcionamento da tiroide é o abrandamento do metabolismo. Um metabolismo mais lento traduz-se, por sua vez, numa tendência para o aumento do peso corporal. Por isso, não raras vezes, as pessoas que têm hipotiroidismo sentem uma dificuldade acrescida em manter um peso estável.

A pele também não fica de fora! Para além de uma maior intolerância ao frio, o hipotiroidismo pode refletir-se numa maior secura da pele. Muitas queixas contemplam também o cabelo e as unhas, que ficam mais frágeis e quebradiços. Estes são alguns dos cuidados que podem ajudar a manter a sua pele com um aspeto saudável:

  • Tome banhos rápidos e de água tépida;
  • Privilegie o uso diário de produtos de higiene com ação hidratante;
  • Durante a aplicação de hidratantes, massaje bem a pele para estimular a circulação sanguínea;
  • Agasalhe-se bem do frio, protegendo sobretudo as zonas mais expostas.

No próximo dia 22 de fevereiro, pelas 21 horas, visite o Instagram das Farmácias Holon e assista em direto à conversa entre Priscila Araújo, nutricionista Holon e Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica do Serviço de Dermofarmácia Holon.

Continue a acompanhar as “Conversas de Mulheres… sobre Hipotiroidismo”, uma iniciativa que associa as Farmácias Holon, a Merck S.A. e a Associação das Doenças da Tiroide para sensibilizar e dar a conhecer o hipotiroidismo à população portuguesa.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights