Obra de 650 mil euros garante saneamento a mais de 500 pessoas em Caminha

7 de Fevereiro 2022

Mais de 550 pessoas de sete freguesias de Caminha vão passar a ser servidas pela rede de saneamento básico, após a ampliação de quase 650 mil euros a realizar pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM), informou esta segunda-feira a Câmara local.

Em comunicado hoje enviado às redações, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a expansão da rede de esgotos vai beneficiar as freguesias de Seixas, Venade e Azevedo, Caminha e Vilarelho, Vile e Vila Praia de Âncora.

A intervenção abrangerá “4,1 quilómetros de conduta, servindo 158 alojamentos e 552 pessoas”.

O “financiamento, exclusivamente dirigido a entidades gestoras agregadas em regime de parceria entre o Estado e as autarquias locais, foi conseguido através da AdAM e do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, COMPETE 2020”.

“Este investimento permite-nos prosseguir com a política de sustentabilidade e proteção do meio ambiente e recursos naturais, que o município tem colocado como prioridade”, destacou o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, citado na nota da autarquia.

O autarca socialista adiantou “estar a cumprir com um compromisso eleitoral que assumiu há pouco mais de quatro meses”, aquando da campanha eleitoral para as autárquicas de setembro de 2021.

“O desafio que temos em mãos é o de levar a rede de saneamento a 90% dos alojamentos do concelho e esta empreitada contribui para que possamos ir consolidando o nosso objetivo”, sublinhou.

O investimento global é de 645.952 euros, sendo que o financiamento, aprovado na última semana, é de 484.000 euros.

O investimento contempla ainda a beneficiação de quatro estações elevatórias.

O “aviso que sustentou a candidatura está inserido no Eixo VII–REACT-EU do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020)”.

Trata-se de “um instrumento de reforço da política de coesão criado pela Comissão Europeia e que visa promover a recuperação da crise e das respetivas consequências sociais, fruto da pandemia covid-19, bem como a preparação da recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights