PS/Madeira propõe testes gratuitos para crianças acederem a atividades extraescolares

7 de Fevereiro 2022

 O grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira vai propor a gratuitidade dos testes à Covid-19 para as crianças entre os cinco e os 18 anos, de forma a poderem participar nas atividades extraescolares.

O líder da bancada do PS, Rui Caetano, anunciou hoje a proposta em conferência de imprensa, no Funchal, considerando “lamentável” que o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, exija às crianças não vacinadas um teste pago à Covid-19 antes de participarem nas atividades extraescolares.

“Não se pode permitir que na Região Autónoma da Madeira tenhamos mais de cinco mil crianças [não vacinadas] que são obrigadas a apresentar um teste [pago] antes de qualquer atividade extraescolar. É lamentável”, apontou o deputado socialista.

“Nós somos favoráveis à vacinação das crianças. Não podemos é concordar que o Governo Regional crie obstáculos para que estas possam participar em atividades extraescolares, ainda mais numa região que tem o maior índice de pobreza e de risco de exclusão social e o mais baixo índice de poder de compra”, reforçou.

Rui Caetano questionou ainda “como é que se pode exigir às famílias que paguem 15 euros para fazerem um teste aos seus filhos” e criticou que o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, tenha compactuado com a decisão “sem sequer ter consciência do impacto das medidas tomadas”.

O parlamentar afirmou que é “grave” o governo insular responsabilizar as crianças por não terem iniciado a vacinação, considerando que “se os pais decidiram, não podem ser as crianças a levar com as consequências”.

O deputado do PS, o maior partido da oposição na Assembleia Legislativa da Madeira, criticou igualmente “a confusão” nas informações transmitidas pelo executivo madeirense, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, bem como a forma como tem sido gerida a pandemia de Covid-19.

O Governo da Madeira decidiu, na semana passada, aligeirar as restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19, acabando com a testagem semanal gratuita para acesso a espaços públicos e privados e com o boletim epidemiológico diário.

De acordo com a informação da Direção-Geral da Saúde, o arquipélago registou 405 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando, 68.051 casos e 170 mortes desde o início da pandemia.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.737.468 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.258 pessoas e foram contabilizados 2.932.990 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights