Campanha “Olhe pelas Suas Costas” alerta para importância de procurar informação credível

8 de Fevereiro 2022

A propósito do Dia Mundial da Internet Mais Segura, que se assinala esta terça-feira, a Campanha "Olhe Pelas Suas Costas" alerta para a importância de procurar informação sobre saúde junto de fontes seguras e cientificamente validadas.

O recurso ao chamado ‘Dr. Google’ é cada vez mais comum por parte dos doentes, havendo, por isso, necessidade de garantir que os sites visitados são fontes seguras e cientificamente validadas por entidades reconhecidas.

De acordo com um estudo americano, que avaliou a utilização da internet por doentes antes de uma intervenção à coluna lombar, cerca de dois terços dos doentes realizaram pesquisas na internet sobre o procedimento. “Verificámos que 92,9% dos sites avaliados apresentavam informações inadequadas, sugerindo baixo nível de confiabilidade”, pode ler-se nas conclusões do mesmo estudo.

Neste sentido, Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas”, alerta que muitas são as vezes “em que nos chegam doentes ao consultório com autodiagnósticos ou soluções de tratamentos baseados no que leram ou viram na internet. Não quer isto dizer que seja incorreto pesquisar na internet, até porque é importante promover a literacia em saúde, mas deve-se procurar fontes credíveis.”

“ É importante que se perceba se os sites contêm conteúdos criados por profissionais de saúde, são especializados e pertencem a instituições ou sociedades cientificas que conhecemos e às quais atribuímos credibilidade”, acrescenta.

O site olhepelassuascostas.pt apresenta, assim, informação simplificada, mas cientificamente validada, sobre cuidados de saúde e prevenção de problemas como os da coluna vertebral, que são a principal causa de anos vividos com incapacidade no Mundo. No site muitos dos medos e receios dos doentes são desmistificados.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This