Terras de Trás-os-Montes recomenda não realização de eventos com muitas pessoas

11 de Fevereiro 2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes divulgou esta sexta-feira continuar a recomendar a não realização de eventos com grande concentração de pessoas, numa altura em que há várias iniciativas marcadas na região.

Esta CIM abrange nove dos 12 concelhos do distrito de Bragança, onde estão anunciadas para as próximas semanas iniciativas como a Festas das Amendoeiras em Flor, em Freixo de Espada à Cinta, o Festival do Butelo e das Casulas, em Bragança, ou o Entrudo Chocalheiro dos Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros.

A CIM Terras de Trás-os-Montes, da qual fazem parte, por exemplo, os concelhos de Bragança e Macedo de Cavaleiros, fez saber hoje que o Conselho Intermunicipal deliberou, por unanimidade, manter até ao dia 15 de março a “recomendação para a não realização de iniciativas não passíveis de controlo”.

O secretário executivo da comunidade intermunicipal, Rui Caseiro, explicou à Lusa que se trata de “uma recomendação e não da proibição”, como aconteceu nas posições assumidas nas fases mais críticas da pandemia de Covid-19.

Segundo disse, a recomendação visa iniciativas “que impliquem uma grande concentração de pessoas e consequentemente dificultem ou impossibilitem o controlo sanitário, criando condições favoráveis para a propagação do vírus” SARS-CoV-2.

No caso da realização de eventos, a CIM “apela também à população e entidades organizadoras que respeitem todas as normas sanitárias em vigor” nos nove concelhos que representa, concretamente Alfândega da Fé, Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Vila Flor, Mogadouro e Miranda do Douro.

Esta entidade justifica que, “apesar de nos últimos dias a situação ter conhecido uma evolução mais favorável, o Conselho Intermunicipal entende ainda ser prematuro avançar para a realização de eventos de grande envergadura não passíveis de controlo”.

A CIM esclarece ainda que esta decisão de recomendar a não realização de eventos com grande concentração de pessoas, até 15 de março, é “passível de revisão sempre que a situação se alterar”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights