Província canadiana de Ontário alivia restrições e governo busca solução para Otava

14 de Fevereiro 2022

O Governo da província canadiana de Ontário anunciou esta segunda-feira o levantamento a 01 de março da obrigação de prova de vacinação contra a Covid-19, justificando que tal já "é seguro" e rejeitando estar a ceder aos protestos em curso.

O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que no dia 01 de março a província vai deixar cair a exigência de que as pessoas mostrem prova de vacinação para entrar em restaurantes, ginásios e eventos desportivos.

“Deixem-me ser muito claro: estamos a avançar nesta direção porque é seguro fazê-lo. O anúncio de hoje não é por causa do que está a acontecer em Otava ou Windsor”, disse Ford.

A província, a mais populosa do Canadá, também vai levantar o seu limite de 50% de capacidade em restaurantes a partir desta quinta-feira, quatro dias antes do previsto.

Ford não indicou uma data para deixar cair a exigência de que as pessoas usem máscaras em locais públicos.

Uma forte vaga de casos causados pela variante Ómicron do coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 atingiu o Canadá, levando as autoridades a reforçar as medidas restritivas nas últimas semanas.

As restrições suscitaram nas últimas semanas fortes protestos por parte de camionistas que bloquearam a mais movimentada passagem fronteiriça entre os EUA e o Canadá e paralisaram a capital do país, Otava.

A fronteira voltou a abrir hoje, depois de a polícia ter retirado o último dos manifestantes que tinham bloqueado a ponte de acesso durante quase uma semana.

O protesto em Otava que paralisou o centro da cidade permanece e enfureceu os moradores que se queixam de falta de ação da polícia.

Numa carta aos manifestantes, o presidente da Câmara de Otava, Jim Watson, disse que os moradores estão “exaustos” e “no limite” devido às manifestações, e alertou que algumas empresas estão à beira de um encerramento permanente.

A cidade parecia ter chegado a um acordo em que os manifestantes iriam sair de áreas residenciais e limitar as suas manifestações à zona circundante do parlamento, mas essa perspetiva rapidamente desapareceu.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, convocou para hoje uma cimeira de emergência com os chefes de governo de todas as províncias do país para discutir a crise causada pelos protestos e possíveis medidas para resolver a situação.

No domingo, Trudeau reuniu-se com o Grupo de Resposta a Incidentes (GRI), um gabinete de emergência composto por alguns ministros e altos funcionários.

Antes mesmo dessa reunião, o ministro da Segurança Pública e Prevenção de Emergências, Bill Blair, avisou que o Governo pode vir a invocar as leis de emergência do país, o que pode significar o uso das forças armadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights