Governo dos Açores cedeu mais de 40 mil testes a entidades convencionadas em janeiro

16 de Fevereiro 2022

O Governo Regional dos Açores cedeu mais de 40 mil testes rápidos de antigénio de despiste do coronavírus SARS-CoV-2 às entidades com convenções com a região, no mês de janeiro, foi hoje revelado.

“Janeiro foi um mês particularmente intenso no que à testagem diz respeito, tendo as 34 entidades com convenções com a Região Autónoma dos Açores desempenhado uma missão importante na estratégia de combate ao vírus SARS-CoV-2, através da realização de testes de despiste, pela metodologia TRAg”, avançou o executivo açoriano, em comunicado de imprensa.

No total, foram cedidos, em janeiro, “42.345 testes rápidos (TRAg)”, em cinco ilhas do arquipélago, às entidades com convenção, entre farmácias, laboratórios e associações.

Segundo o executivo açoriano, foram cedidos na ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, 19.440 testes.

Na ilha Terceira foram cedidos 17.640 testes, no Faial 3.160, no Pico 1.305 e em Santa Maria 800.

A distribuição ficou a cargo das unidades de saúde de ilha.

O executivo açoriano comparticipa “até quatro testes gratuitos por mês” por pessoa, com uma periodicidade “superior a 72 horas”.

Atualmente, existem 34 entidades convencionadas em seis ilhas (15 em São Miguel, 10 na Terceira, quatro no Pico, três no Faial, uma em Santa Maria e uma em São Jorge), segundo a página Destino Seguro Açores.

O Governo Regional adquiriu, em 2021, 250 mil testes rápidos de antigénio, que cede a estas entidades, pagando também um valor por cada teste realizado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.

Sindepor vai impugnar concurso da ARS Norte

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) vai “contestar juridicamente a alteração súbita das regras de um concurso destinado à contratação de 61 enfermeiros para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte”, divulgou hoje o Sindepor.

Número de mortos em esfaqueamento na Austrália sobe para seis

O número de vítimas mortais do esfaqueamento que ocorreu hoje num movimentado centro comercial em Sidney, na Austrália, subiu de cinco para seis, depois de um dos feridos hospitalizados ter sucumbido aos ferimentos, confirmou a polícia australiana.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights