80% das pessoas elegíveis para a terceira dose estão vacinadas

17 de Fevereiro 2022

O coordenador do plano de vacinação disse esta quinta-feira que “80% das pessoas elegíveis” para a terceira dose da vacina contra a Covid-19 estão vacinadas e apelou às faixas mais jovens para que se juntem ao processo.

“Vacinámos 80% das pessoas elegíveis. A grande maioria das pessoas que tem condições para ser vacinada, está vacinada”, disse o coronel Carlos Penha Gonçalves, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, numa visita ao centro de vacinação instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

O responsável especificou que “mais de 5,7 milhões de pessoas [foi vacinada] com a terceira dose”, adiantando que “a esmagadora maioria das pessoas que tem mais de 18 anos e podia tomar, já tomou”, admitindo, no entanto, que “ainda há pessoas que não o fizeram”.

“Mas ainda há uma fração de pessoas que não veio ao processo e as instalações ainda vão estar cá. O apelo que faço é que as pessoas aproveitem estas estruturas para fazerem a vacinação e terminem o seu processo de reforço da vacina. O meu apelo é que o façam o mais rápido possível”, sublinhou.

Carlos Penha Gonçalves apontou que em Portugal a percentagem de pessoas com mais de 60 anos vacinadas é de 90%, enquanto na faixa dos 50 aos 59 anos é de 80%.

“Nas faixas mais novas temos menos cobertura”, realçou, em apelo aos mais jovens.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.836.026 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.666 pessoas e foram contabilizados 3.131.899 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conselho de Ética recomenda criopreservação de embriões sobrantes

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) recomenda, num parecer hoje divulgado, a criopreservação (congelação) de embriões sobrantes, “sem projeto parental”, mas defende a “máxima redução” da criação destes embriões com as tecnologias reprodutivas.

Alterações climáticas podem matar até 14,5 milhões até 2050

As consequências das alterações climáticas como inundações, secas e ondas de calor podem causar até 14,5 milhões de mortes até 2050, indica um relatório divulgado esta quinta feira nas vésperas do Dia Nacional da Conservação da Natureza, assinalado no domingo.

Mais de 20 mortos em 24 horas devido a onda de calor em Marrocos

Vinte e uma pessoas morreram em 24 horas numa cidade do centro do Marrocos, devido a uma nova onda de calor que atingiu o país, que atravessa o seu sexto ano consecutivo de seca, declarou esta quinta feira o Ministério da Saúde marroquino.

Estudo revela que idosos sofrem sobretudo violência psicológica e financeira

Um estudo académico sobre violência contra idosos, feito no período pré-pandemia de Covid-19, com residentes domiciliares no município de Coimbra, demonstra que esta população é, sobretudo, vítima de violência psicológica e financeira, sendo os agressores maioritariamente familiares.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights