Associação diz que fim das restrições é essencial para “reconquistar confiança”

17 de Fevereiro 2022

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) congratulou-se esta quinta-feira com o fim dos limites de lotação e da necessidade de certificado digital na restauração, destacando a importância do fim destas restrições para “reconquistar a confiança dos agentes económicos”.

“Todos estes desbloqueios de medidas são um sinal importantíssimo no sentido de reconquistar a confiança de todos os agentes económicos, desde o pequeno lojista ao grande investidor, que deve ser agora a prioridade”, afirmou o presidente executivo da APCC, Rodrigo Moita de Deus, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o dirigente associativo, o setor já tinha “conseguido operacionalizar” a atividade com as restrições que têm vigorado, quer ao nível da lotação dos espaços comerciais, quer da exigência de certificado digital para acesso a restaurantes.

“Aliás – frisou – os centros comerciais adaptaram-se sempre muito rapidamente [às restrições que foram sendo impostas] e nunca deixaram de ter medidas ao longo destes dois anos, ao contrário de outros setores, onde foram introduzidas e retiradas medidas”, disse.

Assim, considerou, a limitação de um cliente por cada cinco metros quadrados que tem vigorado nos espaços comerciais permitia já aos lojistas “operar com normalidade”.

“O Governo acertou no número de ouro, o rácio era perfeito”, disse Rodrigo Moita de Deus, explicando que “foi possível não ter ajuntamentos dentro das lojas e, ao mesmo tempo, impedir ajuntamentos fora das lojas”.

Já relativamente ao fim da necessidade de certificado digital, o presidente da APCC considera que “era importante para a restauração”, mas sobretudo “ao nível operacional e logístico”, afirmando-se convicto que, neste momento, já não tinha “impacto no negócio”.

“Era mais a questão da logística do que propriamente outra coisa”, sustentou.

Neste contexto, mais do que impacto direto do fim destas restrições ao nível do negócio, Rodrigo Moita de Deus destaca a importância que tem para a confiança dos agentes económicos.

“Parece-me que a prioridade tem de ser, agora, convencer os pequenos lojistas e os grandes investidores a voltar a investir e a voltar a desenvolver negócio. O importante é a confiança dos agentes económicos e voltar a existir desenvolvimento e investimento”, enfatizou.

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou hoje, no final do Conselho de Ministros que decidiu as medidas para a nova fase da pandemia de Covid-19, que os espaços comerciais vão deixar de ter limitações no número de clientes no interior e que o certificado digital vai deixar de ser exigido no acesso a restaurantes e estabelecimentos hoteleiros, mantendo-se apenas obrigatório no controlo de fronteiras.

A data de entrada em vigor desta e de outras medidas aprovadas hoje não foi ainda divulgada, dependendo da promulgação do respetivo decreto-lei pelo Presidente da República, sendo que o mesmo “seguirá ainda hoje” para o Palácio de Belém.

Porém, como sublinhou a ministra, a prática ao longo destes quase dois anos de pandemia é de “promulgação rápida”, pelo que será de contar “que as medidas entrem em vigor nos próximos dias”.

O Conselho de Ministros aprovou também hoje uma resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23:59 de 07 de março de 2022 – deixando de vigorar a situação de calamidade.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.836.026 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.666 pessoas e foram contabilizados 3.131.899 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights