Depressão e doença de Alzheimer partilham as mesmas raízes genéticas

20 de Fevereiro 2022

Os investigadores descobriram que a depressão desempenhou um papel causal no desenvolvimento da doença de Alzheimer, e aqueles com pior depressão sofreram um declínio mais rápido na memória

Dados epidemiológicos têm há muito ligado a depressão à doença de Alzheimer (AD), uma doença neurodegenerativa caracterizada por demência progressiva que afeta quase 6 milhões de americanos. Agora, um novo estudo identifica fatores genéticos comuns tanto na depressão como na doença de Alzheimer. É importante notar que os investigadores descobriram que a depressão desempenhou um papel causal no desenvolvimento da doença de Alzheimer, e aqueles com pior depressão sofreram um declínio mais rápido na memória. O estudo foi publicado na revista  Biological Psychiatry, uma publicação da Elsevier.

A co-autora Aliza Wingo, MD, da Emory University School of Medicine, Atlanta, EUA, disse que o novo estudo: “Levanta a possibilidade de existirem genes que contribuem para ambas as doenças. Embora a base genética partilhada seja pequena, os resultados sugerem um potencial papel causal da depressão na demência”.

Os autores realizaram um estudo de associação de todo o genoma (GWAS), uma técnica que analisa todo o genoma em busca de áreas de uniformidade associadas a condições particulares. O GWAS identificou 28 proteínas cerebrais e 75 transcrições – as mensagens que codificam as proteínas – que estavam associadas à depressão. Entre estas, 46 transcrições e 7 proteínas foram também associadas a sintomas de AD. Os dados sugerem uma base genética partilhada para as duas doenças, o que pode conduzir ao aumento do risco de AD associado à depressão.

Embora estudos anteriores tivessem examinado a AD e a depressão usando GWAS, o trabalho atual foi tornado mais poderoso através da utilização de conjuntos de dados maiores, recentemente disponíveis, que revelaram informações mais detalhadas.

“Este estudo revela uma relação entre a depressão e a doença de Alzheimer e a demência relacionada a nível genético”, disse o coautor sênior Thomas Wingo, MD. “Isto é importante porque pode explicar, pelo menos em parte, a associação epidemiológica bem estabelecida entre a depressão e o risco mais elevado de demência”.

O Dr. A. Wingo acrescenta: “Esta relação levanta a questão de saber se o tratamento da depressão pode mitigar o risco de demência. Identificámos aqui genes que podem explicar a relação entre a depressão e a demência que merecem ser mais estudados. Tais genes podem ser alvos importantes de tratamento tanto para a depressão como para a redução do risco de demência”.

“Os custos da depressão tratada de forma ineficaz continuam a aumentar. Tem havido cada vez mais provas de que a grande desordem depressiva aumenta o risco de doença de Alzheimer, mas pouca perceção desta relação”, disse John Krystal, MD, Editor de Psiquiatria Biológica. “Este estudo inovador, que associa mecanismos de risco genético a alterações moleculares no cérebro, fornece a ligação mais clara até à data, apoiando a hipótese de que a depressão desempenha um papel causal na biologia da doença de Alzheimer”.

Isto não significa que, se se tiver um episódio de depressão, a demência seja um resultado inevitável. Pelo contrário, sugere que a depressão tratada ineficazmente pode agravar a biologia da doença de Alzheimer, acelerando potencialmente o início dos sintomas e aumentando a taxa de declínio funcional”.

Ver artigo original AQUI

NR/HN/ALphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights