Comida para o pensamento: uma dieta de alta fibra pode reduzir o risco de demência

21 de Fevereiro 2022

Investigadores da Universidade de Tsukuba, Japão, descobrem que níveis mais elevados de fibra alimentar, particularmente fibra solúvel, estão associados a um menor risco de demência

Tsukuba, Japão – Estamos sempre a ouvir dizer que devemos comer mais fibra. Sabe-se que é de importância vital para um sistema digestivo saudável e também tem benefícios cardiovasculares como a redução do colesterol. Agora, estão a surgir provas de que a fibra também é importante para um cérebro saudável. Num novo estudo publicado este mês na revista Nutritional Neuroscience, investigadores no Japão demonstraram que uma dieta rica em fibras está associada a um risco reduzido de desenvolvimento de demência.

“A demência é uma doença devastadora que requer normalmente cuidados a longo prazo”, diz o autor principal do estudo, Professor Kazumasa Yamagishi. “Estávamos interessados em algumas pesquisas recentes que sugeriram que a fibra alimentar pode desempenhar um papel preventivo. Investigámos isto utilizando dados que foram recolhidos de milhares de adultos no Japão para um grande estudo que teve início na década de 1980”.

Os participantes completaram inquéritos que avaliaram a sua ingestão alimentar entre 1985 e 1999. Eram geralmente saudáveis e tinham entre 40 e 64 anos de idade. Posteriormente, foi-lhes dado seguimento entre 1999 e 2020, e notou-se se desenvolveram demência que exigia cuidados.

Os investigadores dividiram os dados, de um total de 3739 adultos, em quatro grupos, de acordo com a quantidade de fibra nas suas dietas. Verificaram que os grupos que comiam níveis mais elevados de fibra tinham um menor risco de desenvolver demência.

A equipa também examinou se existiam diferenças para os dois principais tipos de fibra: fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis, encontradas em alimentos como a aveia e leguminosas, são importantes para as bactérias benéficas que vivem no intestino, assim como proporcionam outros benefícios para a saúde. As fibras insolúveis, encontradas em grãos inteiros, vegetais e alguns outros alimentos, são conhecidas por serem importantes para a saúde intestinal. Os investigadores descobriram que a ligação entre a ingestão de fibras e a demência era mais pronunciada para as fibras solúveis.

A equipa tem algumas ideias sobre o que poderá estar subjacente à ligação entre a fibra alimentar e o risco de demência.

“Os mecanismos são atualmente desconhecidos, mas podem envolver as interações que ocorrem entre o intestino e o cérebro”, diz o Professor Yamagishi. “Uma possibilidade é que a fibra solúvel regule a composição das bactérias intestinais”. Esta composição pode afetar a neuroinflamação, que desempenha um papel no aparecimento da demência. Também é possível que a fibra alimentar possa reduzir outros fatores de risco de demência, tais como peso corporal, pressão sanguínea, lípidos e níveis de glicose. O trabalho está ainda numa fase inicial, e é importante confirmar a associação em outras populações”.

Em muitos países atualmente, como os EUA e a Austrália, muitas pessoas consomem menos fibras do que é recomendado pelos nutricionistas. Ao encorajar hábitos alimentares saudáveis com elevado teor de fibra alimentar, poderá ser possível reduzir a incidência de demência.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights