Sob o tema “Cuidar. Comunicar. Confiar”, a conversa dos especialistas centrou-se na forma como a equipa médica pode estabelecer uma relação de confiança com o doente, a segurança que esta relação transmite e o impacto que tem no próprio doente e no seu tratamento são alguns dos aspetos em destaque.
O episódio contou com a participação de um doente com Cancro de Pulmão Metastizado, uma médica oncologista do IPO Porto e um cirurgião e orientador da Clínica de Patologia Digestiva. Na conversa, os especialistas sublinharam de que forma o estabelecimento de empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro são fundamentais para o profissional de saúde.
A iniciativa do IPO do Porto visa “realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.”
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments