Investigador da UM é um dos vencedores da Bolsa de Investigação da Dor 2022

22 de Fevereiro 2022

O investigador Alberto González Villar, da Universidade do Minho, foi um dos cinco vencedores da Bolsa EFIC-Grünenthal (E-G-G) 2022. Os galardoados serão oficialmente reconhecidos durante a cerimónia de abertura do 12.º Congresso da Federação Europeia da Dor EFIC em Dublin, Irlanda, de 27 a 30 de abril de 2022.

O trabalho de investigação “Avaliação dos efeitos analgésicos do toque interpessoal/ afetivo durante a indução de hiperalgesia secundária e o somatório temporal da segunda dor” de Alberto González Villar mereceu o reconhecimento dos revisores e membros do júri da E-G-G. Entre 79 projetos candidatos, o investigador da Universidade do Minho foi um dos vencedores, juntamente com investigadores da Bélgica, Países Baixos e Reino Unido.

A bolsa, composta por até quarenta mil euros por projeto,  “visa sensibilizar para as necessidades não satisfeitas no tratamento da dor”. Através de apoio financeiro a Federação Europeia da Dor EFIC e a farmacêutica Grünenthal, apoiam jovens cientistas a “explorar novas ideias para projetos de investigação da dor.”

“Durante mais de 15 anos, a bolsa E-G-G ajudou a estabelecer jovens cientistas e clínicos como investigadores independentes na área da dor. A qualidade, a diversidade e a originalidade das numerosas propostas recebidas para a E-G-G 2022 são promessas para o futuro da investigação da dor. Rever cada proposta foi cientificamente estimulante”, afirmou o Prof. André Mouraux, presidente do Comité de Investigação Científica da EFIC® e um dos vencedores da E-G-G de 2008.

Os vencedores serão oficialmente reconhecidos durante a cerimónia de abertura do 12.º Congresso da Federação Europeia da Dor EFIC em Dublin, Irlanda, de 27 a 30 de abril de 2022.

Uma em cada cinco pessoas na Europa vive com dor crónica. Os especialistas alertam que estes números podem vir a subir à medida que aumenta o envelhecimento da população.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights