Investigador da UM é um dos vencedores da Bolsa de Investigação da Dor 2022

22 de Fevereiro 2022

O investigador Alberto González Villar, da Universidade do Minho, foi um dos cinco vencedores da Bolsa EFIC-Grünenthal (E-G-G) 2022. Os galardoados serão oficialmente reconhecidos durante a cerimónia de abertura do 12.º Congresso da Federação Europeia da Dor EFIC em Dublin, Irlanda, de 27 a 30 de abril de 2022.

O trabalho de investigação “Avaliação dos efeitos analgésicos do toque interpessoal/ afetivo durante a indução de hiperalgesia secundária e o somatório temporal da segunda dor” de Alberto González Villar mereceu o reconhecimento dos revisores e membros do júri da E-G-G. Entre 79 projetos candidatos, o investigador da Universidade do Minho foi um dos vencedores, juntamente com investigadores da Bélgica, Países Baixos e Reino Unido.

A bolsa, composta por até quarenta mil euros por projeto,  “visa sensibilizar para as necessidades não satisfeitas no tratamento da dor”. Através de apoio financeiro a Federação Europeia da Dor EFIC e a farmacêutica Grünenthal, apoiam jovens cientistas a “explorar novas ideias para projetos de investigação da dor.”

“Durante mais de 15 anos, a bolsa E-G-G ajudou a estabelecer jovens cientistas e clínicos como investigadores independentes na área da dor. A qualidade, a diversidade e a originalidade das numerosas propostas recebidas para a E-G-G 2022 são promessas para o futuro da investigação da dor. Rever cada proposta foi cientificamente estimulante”, afirmou o Prof. André Mouraux, presidente do Comité de Investigação Científica da EFIC® e um dos vencedores da E-G-G de 2008.

Os vencedores serão oficialmente reconhecidos durante a cerimónia de abertura do 12.º Congresso da Federação Europeia da Dor EFIC em Dublin, Irlanda, de 27 a 30 de abril de 2022.

Uma em cada cinco pessoas na Europa vive com dor crónica. Os especialistas alertam que estes números podem vir a subir à medida que aumenta o envelhecimento da população.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights