Jejum intermitente, Reflexões

22 de Fevereiro 2022

Outros artigos com interesse:Porque sangra tanto o nariz das crianças?Fazer dieta no verão? Tenha muita atenção a estas armadilhasQual a relação entre o cansaço e a nutrição?

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Jejum intermitente, Reflexões

22/02/2022 | Hospital cruz vermelha

Recentemente surgiu mais um novo método de perda de peso, pois existem vários, vários tipos de dietas e estratégicas para se conseguir atingir um objetivo, que neste caso é a perda de peso e perda de massa gorda. 

Existem algumas formas de jejum intermitente entre as quais o jejum noturno de 16 horas , em que o individuo se alimenta apenas em 8 horas do dia , este é o mais “ famoso”, e é feito diariamente. Depois temos o jejum completo de 1 ou 2 dias na semana em que a pessoa não come qualquer tipo de alimento nesses dias apenas bebe água, chá ou café, sendo que estes dias não devem ser seguidos. Depois temos ainda o jejum intercalado, em dias alternados, aqui a pessoa faz jejum dia sim, dia não, e a diferença para os restantes é que normalmente neste caso a dieta nos dias em que se alimenta é livre, podendo incluir as calorias que desejar. Nos outros dois, habitualmente a dieta é mais controlada em termos calóricos. 

Na base de qualquer um dos jejuns está o balanco energético, ou seja, o balanço de calorias nessa semana, na verdade o que importante é o saldo de calorias da semana não ultrapassar determinado valor estabelecido. 

As maiores vantagens associadas ao jejum intermitente são perda de massa gorda e otimização de controlo glicémico, o que ajuda em tratamento de excesso de peso e obesidade e também na diabetes.

Considero muito importante sempre ser acompanhado por um profissional competente, nutricionista ou médico que possa avaliar em primeiro lugar se a pessoa e a situação clinica se adapta e se é seguro a realização deste tipo de intervenção. E a ser feita, deve e pode ser flexível e adaptada mais uma vez à pessoa e à situação de saúde.  

Alem disso, é essencial, e talvez mais até do que estabelecer horários de refeição e períodos de jejum, as refeições que irá realizar, os alimentos que irá comer, as quantidades e a forma de os consumir, pois sem esta intervenção não irá resultar o restante. 

Inês Sousa, Nutricionista

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights