SPMI organiza Curso de Raciocínio e Registo Clínico

22 de Fevereiro 2022

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos dias 1 e 2 de abril, no Porto, o Curso de Raciocínio e Registo Clínico.

João Araújo Correia, Paulo Paiva e Vasco Barreto são os formadores responsáveis pelo curso. Os três internistas, “com muitos anos de experiência”, “mantêm viva a paixão pelo exercício pleno da Medicina Interna”, lê-se no comunicado de imprensa.

“Acreditamos que aquilo que mais distingue o Internista” é a “capacidade de ter um pensamento científico orientado, perante um doente incomum ou muito complexo, com vários problemas aparentemente desconexos. É a isso que se chama Raciocínio Clínico, que pode ser mais ou menos inato, mas que também se treina, com recurso a vários métodos. Quando nos habituamos a pensar os doentes desta forma, não há dois doentes iguais, porque cada um tem uma constelação própria de problemas”, disse João Araújo Correia, presidente cessante da SPMI.

O registo clínico é também uma base essencial do exercício da Medicina. “Podemos auditar um Serviço através da análise dos seus Registos Clínicos. Um bom Registo Clínico leva à prestação de melhores cuidados de saúde”, segundo João Araújo Correia.

O curso baseia-se no livro “Registo e Raciocínio Clínico”, publicado em 2018 por João Araújo Correia e Vasco Barreto.

Inscrições disponíveis aqui até 13 de março.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights