Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) explicou que os novos espaços, inseridos no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), entraram em funcionamento na Junta de Freguesia de Mentrestido, Vila Nova de Cerveira, na Junta de Freguesia de Longos Vales, Monção, e na Junta de Freguesia de Seara, Ponte de Lima.
No total, o distrito de Viana do Castelo dispõe agora de sete balcões SNS 24.
Os primeiros dois balcões SNS 24 no distrito de Viana do Castelo entraram em funcionamento em novembro de 2021, na União de freguesias de Mazedo e Cortes, no concelho de Monção.
Em dezembro abriu a terceira unidade na Junta de Freguesia de Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez.
Constituído por 10 concelhos, o distrito de Viana do Castelo tem uma área de 2.219 quilómetros quadrados, e, segundo o Censos de 2021, 231.488 habitantes.
Com a abertura dos três balcões no Alto Minho, a região Norte “passa a disponibilizar 113 Balcões SNS 24 e reforça o objetivo de continuar o projeto de expansão e abertura de novas unidades, para melhor servir, localmente, a sua população”.
O Balcão SNS 24 presta apoio assistido a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à Internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS.
O Balcão SNS 24 é uma iniciativa que resulta da parceria entre a ARS-N, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), municípios, juntas de freguesia e os ACES, e “desempenham um serviço público fundamental ao facilitar o acesso remoto aos serviços digitais do SNS e na promoção da inclusão digital e social das pessoas”.
Os Balcões SNS 24 facilitam a marcação de consultas, renovação de receitas, entre outros serviços do SNS, e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta através da ferramenta de teleconsultas do SNS e ajudar a obter os certificados digitais covid da União Europeia.
LUSA/HN
0 Comments