Tribunal de Cassação do Gabão rejeita definitivamente pedido de perícia médica ao PR

26 de Fevereiro 2022

O Tribunal de Cassação do Gabão rejeitou definitivamente esta sexta-feira o pedido dos opositores para uma perícia médica para avaliar capacidade do Presidente do país para exercer o mandato, após um derrame cerebral, há mais de três anos.

O Supremo Tribunal rejeitou uma decisão de 2020 do Tribunal de Recurso de Libreville, que tinha autorizado um tribunal ordinário a aceitar este pedido e validou outro que considerou que o chefe de Estado não pode ser presente perante um tribunal de direito comum, de acordo com a decisão do Tribunal de Cassação consultado pela agência de notícias francesa AFP.

O Presidente Ali Bongo Ondimba, 63 anos, eleito em 2009 e reeleito em 2016, sofreu um derrame cerebral a 24 de outubro de 2018, na Arábia Saudita, que o manteve afastado do país durante muitos meses em convalescença e o deixou incapacitado fisicamente.

Na sequência disto, um coletivo de dez personalidades da sociedade civil e da oposição ‘Apelo para Agir’ tinham exigido em 2019, quando Bongo ainda não tinha aparecido em público, que o chefe de Estado fosse submetido a um exame médico para avaliar a sua capacidade física e cognitiva para exercer a magistratura suprema da nação, por forma a que o Tribunal Constitucional declarasse, se necessário, a vacatura do poder.

Desde então, as duas partes envolveram-se numa guerra judicial que as levou a diferentes níveis de tribunais.

Entretanto, o Presidente retomou gradualmente as suas atividades, ao ponto de multiplicar, nos últimos meses, discursos ao vivo, reuniões oficiais e viagens a cimeiras internacionais, mesmo que ainda tenha dificuldade em se deslocar, sendo obrigado a apoiar-se numa bengala ou num assistente.

Embora o chefe de Estado não se tenha pronunciado sobre o assunto, a sua comitiva assegura que pretende solicitar ao seu Partido Democrático Gabonês (PDG) que Bongo seja o seu candidato para as eleições presidenciais de agosto de 2023.

“O Tribunal de Cassação acaba de pôr um fim definitivo a esta cabala judicial orquestrada pelo ‘Apelo para Agir’, que tentava ilegalmente obter uma perícia médica do Presidente (…) e esta decisão permite-nos afirmar, sem dúvida, que o Presidente está bem e verdadeiramente em forma e que nada o poderá impedir de exercer plenamente a sua magistratura, uma vez que está a ir tão bem, neste momento”, afirmou à imprensa o seu advogado, Aimery Bhongo-Mavoungou.

“É o fim do caminho para os tribunais, mas vamos continuar a pedir, perante a opinião pública, que ele prove que a sua saúde lhe permite liderar o país”, disse Elza-Ritchuelle Boukandou, advogada e membro do coletivo, em declarações à AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights