Gaia avança com projeto de apoio a profissionais e cuidadores de pessoas com Covid-19

4 de Março 2022

A Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) vai implementar, em Vila Nova de Gaia, um projeto que visa combater quadros de ansiedade e depressão de profissionais e cuidadores de pessoas com Covid-19.

De acordo com a proposta de protocolo que vai segunda-feira a reunião de Câmara em Gaia, no distrito do Porto, o projeto vai abranger 200 pessoas, sendo dedicado a profissionais de saúde, técnicos de instituições e cuidadores informais com especificidade no cuidado a pessoas com diagnóstico covid-19.

Com um financiamento superior a 123 mil euros, o ‘Urban Farmers’, em português Agricultores Urbanos, visa o combate de sintomatologia ansiosa, depressiva, de stress e de ‘burnout’ através de atividades de agricultura, horticultura e floricultura em meio urbano, bem como atividades promotoras de outras formas de interação social e da adoção de estratégias de gestão e controlo emocional.

A Câmara de Vila Nova de Gaia comparticipa o projeto com 30% do valor total e assume a aquisição dos ‘kits urbanfarmer’.

Na prática, se o protocolo com a ADITREM merecer aprovação segunda-feira, será constituído o Clube Urban Farmers e dinamizado um programa de saúde e bem-estar nas instalações dos beneficiários.

Agro-terapia, meditação e yoga no dia a dia laboral são algumas das atividades que constam do projeto.

“O objetivo é promover a génese de espaços promotores do relaxamento e desconexão em contexto profissional, e criar uma comunidade de aprendizagem e entreajuda cataterizada pela troca de experiências e partilha de recursos entre os beneficiários”, lê-se na proposta.

A reunião de executivo camarário de segunda-feira também servirá para discutir a prorrogação do prazo para assunção das competências da Ação Social, uma solicitação feita por vários Municípios e que resultou na publicação a 14 de fevereiro de um Decreto-Lei que permite adiar a transferência para janeiro de 2023.

Na segunda-feira será ainda discutida a campanha “SOMOS TODOS UCRÂNIA” que junta Gaia, Porto e Matosinhos.

A iniciativa inclui a criação de um ‘site’ para apoiar e centralizar respostas humanitárias e a recolha de bens no âmbito da Frente Atlântica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights