Madeira altera regulamento do “Kit Bebé” passando a incluir nascimentos noutras maternidades

4 de Março 2022

O Governo Regional da Madeira decidiu esta quinta-feira alterar o regulamento do programa “Kit Bebé”, passando a incluir no apoio máximo de 500 euros nascimentos que ocorram em maternidades além da do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Na nota de imprensa com as conclusões da reunião semanal do Conselho de Governo, o executivo madeirense salienta que, com a alteração aprovada, o cartão “Kit Bebé”, poderá “ser fornecido pelo Instituto de Administração da Saúde quando o nascimento ocorra em maternidade distinta da do Hospital Dr. Nélio Mendonça”.

O Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, acrescenta que o Instituto de Administração da Saúde vai disponibilizar “uma plataforma eletrónica de gestão dos beneficiários e comparticipações efetuadas, bem como será responsável pela validação ‘online’ da qualidade de beneficiário do cartão ‘Kit Bebé’ e gestão do ‘plafond’ anual por beneficiário”.

O executivo aprovou também a celebração de um protocolo de cooperação com a Associação Nacional das Farmácias, “tendo em vista a comparticipação na aquisição de produtos de saúde e bem-estar, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, nas farmácias comunitárias da Região Autónoma da Madeira, por forma a melhor se operacionalizar o programa”.

“Os beneficiários, sublinhe-se, podem escolher livremente as farmácias da RAM [Região Autónoma da Madeira] onde pretendem usufruir do benefício do ‘kit bebé’”, refere o governo insular, acrescentando que a “comparticipação só será efetuada aquando da apresentação do cartão ‘kit bebé’ e até atingir o ‘plafond’ de 500 euros de benefício”.

O montante máximo da despesa a suportar pelo Instituto de Administração da Saúde no âmbito do programa, para o triénio de 2022 a 2024, é de 2,9 milhões de euros.

O “Kit Bebé” foi implementado pelo executivo madeirense em 01 de janeiro de 2019, como incentivo à natalidade na região.

No encontro de hoje, o Conselho de Governo aprovou ainda a celebração de um protocolo entre o Instituto de Segurança Social da Madeira e a Causa Social – Associação para a Promoção da Cidadania, “relativo ao estabelecimento de uma parceria técnica, logística e financeira, que dá continuidade à promoção do apoio à resposta social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas [ERPI] nas suas possíveis modalidades de alojamento no contexto da pandemia”.

O apoio será feito “através da constituição de brigadas de intervenção rápida, designadamente para fazer face à ocorrência de surtos nas referidas respostas sociais, atribuindo para o efeito uma comparticipação financeira no montante total de 364.270,38 euros”.

Foi igualmente decidido celebrar um contrato-programa com a empresa pública IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, para “a concessão de uma comparticipação financeira destinada a assegurar as despesas necessárias à conservação do parque habitacional, propriedade da mesma, de forma a garantir as condições mínimas de salubridade e segurança dos seus utilizadores em geral e dos seus moradores em especial, comparticipação essa até ao montante máximo de 735 mil euros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights