Viatura de emergência médica atropela mulher junto ao Hospital Amadora-Sintra

5 de Março 2022

Uma mulher de cerca de 75 anos foi atropelada na sexta-feira, junto ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca – HFF (Amadora-Sintra), no distrito de Lisboa, por uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que havia sido chamada para uma ocorrência.

Num comunicado enviado às redações, o HFF e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adiantam que o acidente aconteceu pelas 19:44 e que a VMER seguia “em marcha de emergência assinalada”.

“O acidente ocorreu à saída do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), no momento em que a VMER iniciava o percurso para uma ocorrência para a qual havia sido acionada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM momentos antes”, lê-se no comunicado.

De acordo com os serviços de emergência, a vítima recebeu de imediato assistência por uma equipa da VMER e foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permanece com prognóstico reservado.

Para socorrer a idosa foram acionados uma VMER do Hospital de São Francisco Xavier (Lisboa), uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) e uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).

O INEM refere que se encontra a prestar apoio à equipa da VMER envolvida no acidente, através do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC).

“O INEM e o HFF lamentam profundamente o sucedido. A ocorrência de uma situação como a verificada – no exercício da missão diária das equipas de emergência, que procuram precisamente salvar vidas – é motivo de grande consternação, sendo naturalmente um momento também extremamente difícil e doloroso para as duas instituições”, referem as entidades no comunicado conjunto.

Tanto o HFF como o INEM, conclui, vão continuar a acompanhar a evolução do estado de saúde da vítima e a prestar apoio que se revele necessário.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights