Moçambique quer vacinar 5,1 milhões de crianças contra pólio até ao final do ano

7 de Março 2022

O Ministério da Saúde de Moçambique pretende vacinar 5,1 milhões de crianças contra a poliomielite até ao final do ano, anunciou fonte oficial.

A vacinação vai começar neste mês e visa responder à eclosão desta infeção no Maláui, país vizinho de Moçambique, declarou o ministro da Saúde, Armindo Tiago, citado hoje pelo diário Notícias.

“Quando há ocorrência de casos geneticamente semelhantes num país, a Organização Mundial da Saúde classifica esse facto como havendo circulação dessa variante de vírus. Havendo a notificação de apenas um caso, eventualmente a recomendação é que se trata de uma emergência de saúde pública e o país deve tomar medidas para vacinar a sua população”, explicou Armindo Tiago.

As províncias de Niassa, Tete, Zambézia, Manica, Cabo Delgado e Nampula serão as primeiras abrangidas pela campanha, que prevê a vacinação de pelo menos 2 milhões de crianças até aos 05 anos entre março e abril.

Dados do Ministério da Saúde indicam que as províncias de Nampula e Cabo Delgado já registaram casos de poliomielite, embora seja uma variante diferente da que circula no Maláui.

Moçambique permaneceu sem registo desta infeção por 25 anos, segundo informação do Ministério da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights