Casa de saúde investe 2,8 ME num centro para jovens adultos autistas em Barcelos

8 de Março 2022

A Casa de Saúde S. José, em Barcelos, vai investir cerca de 2,8 milhões de euros num Centro de Integração e Neurodesenvolvimento (CIA) para jovens adultos com perturbações do espetro do autismo (PEA), foi hoje anunciado.

Em comunicado, a instituição acrescenta que o CIA, recentemente candidatado ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a criação de 53 postos de trabalho, com categorias profissionais que vão desde psicólogo, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala e professor de educação física, entre outras.

“A concretização do CIA permitirá a criação de uma resposta inovadora no concelho, que levará à redução dos constrangimentos associados à continuidade da intervenção nos utentes, na transição para a idade adulta, com PEA”, referiu o diretor da Casa de Saúde, Luís Daniel Fernandes.

Segundo a instituição, trata-se de uma nova resposta na área da saúde mental, “que neste momento carece de valências efetivas na zona Norte do País”.

Com capacidade para 60 utentes, o CIA, cujo projeto foi hoje apresentado, tem como objetivo dar ao cidadão com PEA ferramentas que lhe permitam desenvolver a autonomia e combater a exclusão social.

Preparar aqueles cidadãos para uma plena integração em ambiente de trabalho protegido, complementando a intervenção junto das famílias com suporte e apoio, é outro dos objetivos.

O CIA integrará um centro de atividades e capacitação para a inclusão e residências autónomas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights