Aviação pede fim das restrições sanitárias para viajar na UE

10 de Março 2022

O setor europeu de aviação exigiu esta quinta-feira que os governos da União Europeia eliminem todas as restrições sanitárias no setor dos transportes, da mesma forma que a flexibilização dos protocolos está a generalizar-se a outras áreas.

“Muitos Estados europeus suspenderam as restrições internas da covid, como a necessidade de apresentar credenciais de saúde para entrar em eventos sociais ou a exigência de usar máscaras em espaços públicos”, por isso “é lógico remover restrições semelhantes nas viagens aéreas”, referem a divisão europeia do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI EUROPE) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

As entidades pedem a retirada de “todos os requisitos de diagnóstico, a necessidade de apresentar o comprovativo de vacinação ou preencher um Formulário de Localização de Passageiros”.

“Isso inclui parar de usar máscaras para viajar dentro ou entre Estados onde já não é necessário em outros ambientes internos”, acrescentam em comunicado divulgado na véspera de se cumprirem dois anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o SARS-CoV-2 como uma pandemia global.

“Durante este tempo, temos visto crescentes evidências de que as restrições nas fronteiras são ineficazes”, acrescentam.

Defendem ainda que “a imunidade da população da Europa é forte e a covid-19 agora é essencialmente uma doença endémica”.

“Chegou a hora de concentrar seus esforços da covid na vigilância e em eliminar todas as outras restrições dentro da União Europeia”, disseram a ACI Europee a IATA.

Na petição dirigida aos ministros dos Transportes dos Estados-membros da União Europeia pedem também que “os passageiros vacinados com uma vacina aprovada pela OMS viajem para o Espaço Económico Europeu provenientes de países terceiros nas mesmas condições que os passageiros vacinados com uma vacina aprovada pela a Agência Europeia de Medicamentos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights